-
Arquitetos: Barbara Moyano, Florencia Rausch, Susana Barra
- Área: 1150 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Gustavo Sosa Pinilla
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este edifício de apartamentos no bairro residencial conhecido como Chacarita ocupa um lote típico, de 50 por 9 metros, em um entorno de relativa baixa densidade caracterizado por uma abertura típica de um tecido urbano poroso em transição - um cenário familiar, na cidade de Buenos Aires.
O edifício, orientado norte-sul, é articulado em dois blocos quadrados conectados por uma circulação estreita central contendo os corredores de acesso, as escadas e um núcleo de elevadores. Essa circulação se estende entre os dois blocos para enquadrar um pátio central aberto que traz luz para as unidades de dois andares. Ladeado na borda ocidental por uma parede verde exuberante, este pátio com jardim oferece aos moradores um lugar para se encontrar e socializar, enquanto um segundo jardim mais isolado, com um longo espelho d'água ocupa o extremo sul da parcela.
Vigas de concreto formando bandas horizontais organizam a expressão das fachadas, emoldurando as janelas. Elas também se estendem através das passagens cobertas nestas fachadas e nas varandas da frente e dos fundos, de frente para o pátio interior e do jardim com vista para o pátio do sul. Entre estas vigas, o jogo das superfícies das paredes externas produz o efeito da alternância de cheios e vazios, nos quais fachadas secundárias e janelas com persianas ajustáveis trazem um sentido vivo de movimento para todo o conjunto. O térreo do edifício é dedicado para a entrada e outros espaços comuns, bem como estacionamento para os residentes.