-
Arquitetos: Elías Rizo Arquitectos; Elías Rizo Arquitectos, Elías Rizo Suárez, Alejandro Rizo Suárez
- Área: 5400 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Marcos García
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa VR, localizada em uma área isolada perto da cidade de Tapalpa, é um exercício de clareza e funcionalidade. O programa é organizado em quatro quadrantes que são definidos pela intersecção de dois eixos principais de circulação. Dentro deste sistema, os espaços são distribuídos de acordo com os requisitos de privacidade e de afinidade. O projeto da casa foi impulsionado pelo desejo conectar-se com o ar livre e para conversar com o seu contexto regional utilizando um vocabulário contemporâneo: a construção oferece amplas vistas e é acessível através de vários pontos de entrada, enquanto que a sua geometria é expressa com materiais locais e acabamentos rústicos que foram executadas com precisão.
A casa aparece como um elemento horizontal inserido em uma clareira na floresta, cercada por pinheiros e carvalhos. A fachada frontal é bastante opaca e tem poucas aberturas. Na parte de trás da casa, no entanto, a parede é quase inexistente, apenas grandes janelas, para permitir a entrada da luz do dia. Um longo eixo de circulação corta a casa, enquanto um vestíbulo de entrada amplo divide a casa transversalmente e faz a mediação entre as áreas públicas e privadas da casa.
Dentro do bloco privado (sul), o corredor longitudinal divide o programa em duas zonas distintas. O quadrante sudeste contém 3 dormitórios, cada um equipado com banheiro, e uma sala de de estar, o quadrante sudoeste abriga os espaços de serviço, uma escada e a garagem. No segundo nível, a suíte master se espalha em ambos os quadrantes e fornece acesso privado a um grande terraço. No bloco público da casa (ao norte), o eixo longitudinal torna-se uma janela-membrana permeável que pode ser escondida para fundir os quadrantes nordeste e noroeste, que contêm a varanda ao ar livre, a cozinha e a sala de jantar.
Os materiais foram articulados com muito cuidado. A construção consiste principalmente em uma série de paredes de alvenaria construídas em pedra de extração local. A ala privada da casa é coberta por uma laje de concreto, enquanto as áreas públicas estão abrigadas por um telhado sobre decks de madeira, apoiado por uma série de vigas de madeira. A estrutura de aço eleva os beirais para criar uma inclinação para dentro do telhado. Além da cobertura nas áreas públicas, a madeira também é usada nos armários, nos caixilhos das janelas e na suíte master.
Nota: Este projeto foi originalmente publicado em Abril 07, 2014