O que atualmente é um estacionamento logo se converterá num novo bairro no coração de Trondheim graças ao projeto de Henning Larsen Architects. O escritório danês recentemente recebeu o primeiro lugar para um edifício de escritórios de uso misto e uma praça que será um exemplo para o desenvolvimento sustentável. O jardim cultural Leuthen inclui um complexo de baixa altura, espaços culturais e uma praça pública que ajudará a aumentar a conectividade educacional ou cultural com as instituições próximas.
Henning Larsen baseou seu desenho no masterplan de Johan Caspar vo Cicigon para Trondheim e escalonou o edifício para ter um melhor alcance com seu contexto imediato e histórico. O jurado buscava uma proposta que fosse inspiradora, dinâmica e unificadora, ao mesmo tempo que mantivesse uma interação com o exterior. O edifício tem um formato claro e flexível, uma estrutura simples e construível com uma identidade distintiva e espaços flexíveis que podem ser alterados quando necessário. O jurado selecionou de maneira unânime a proposta pelo bom critério utilizado e por complementar o desenho com sistemas sustentáveis. O projeto terá 39.000 m2 de escritórios, espaços comuns e culturais, um estacionamento subterrâneo, um terminal de ônibus e uma praça pública.
O edifício caracteriza-se por uma série de volumes quadrados que encerram um átrio central. De um lado se encontra a grande praçs pública, que tem uma conexão integrada e fechada com o interior, mediante um fachada de vidro. A iluminação natural desempenha um papel importante no desenho, ao melhorar as condições de trabalho notavelmente. Os terraços e varandas estão dispostos de maneira que gerem espaços de encontro e diálogo. O edifício será construído com uma paleta simples de materiais naturais e deve ser inaugurado em 2015.
Fonte: Inhabitat