- Área: 640 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Gabriel Castro / Reverbo
O projeto em questão foi a reforma de uma casa projetada na década de 70 pelo arquiteto Marcos de Vasconcellos, no bairro da Pampulha em Belo Horizonte.
Ao herdar a casa de seu pai em 2010 a nova proprietária precisava fazer mudanças significativas para atender às demandas de sua família, um casal com três filhos. A principal solicitação era a integração da cozinha/jantar ao estar, anteriormente separados pelo hall de entrada. Além de intervenções pontuais na área intima (quartos, banhos e estar intimo) o programa também incluía a construção de dois novos escritórios e uma garagem coberta.
Para atender as novas solicitações foi preciso inverter o posicionamento de toda área de serviço com os acessos sociais. A cozinha foi posicionada onde antes era o hall de entrada comunicando assim com o estar e jantar. A garagem coberta foi criada a partir da demolição da antiga lavanderia. Os escritórios foram construídos adjacentes aos jardins da casa, onde antes estavam localizados a sauna e o depósito.
Os materiais existentes, tijolo e concreto, foram mantidos e também usados nas novas construções.