-
Arquitetos: Matos-Castillo Arquitectos
- Área: 7858 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Hisao Suzuki
Descrição enviada pela equipe de projeto. A forma e a materialidade do Quartel da Polícia diferem claramente das edificações adjacentes, tornando fácil sua identificação como edifício público. Com quatro pavimentos acima do solo, uma relação simples de formas elementares determina o volume do projeto: um prisma de três pavimentos, apoiado sobre dois outros volumes, paira sobre e determina acessos públicos e privados.
O envelope externo surge como uma pele dupla. Na caixa superior, um filtro externo - feito de painéis perfurados de alumínio nas fachadas leste e oeste - protege o pano de vidro interno da incidência solar. Em certos pontos do térreo a pele externa é composta por painéis de vidro em perfis "U", que garantem a entrada de luz e a privacidade.
O programa - incluindo o estacionamento, vestiários, estoque, e um estande de tiro no subsolo - consiste basicamente em escritórios e uma área para serviços públicos no térreo. Para facilitar a organização interna e possibilitar futuras mudanças de programa o edifício foi concebido em módulos, com as divisórias internas em madeira e vidro.
Três núcleo de circulação vertical proporcionam acessos distintos para policiais, detentos e público.
Dois pátios internos iluminam os vestiários e as salas. Um terceiro pátio adjacente à fachada oeste oferece a privacidade necessária à guarita do inspetor de polícia.
A implantação do edifício busca otimizar as possibilidades inerentes à sua forma, criando espaços de estacionamento exclusivos para os veículos da polícia separados do acesso público. Essa divisão de fluxos é essencial para o funcionamento do edifício.