- Área: 162 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Clément Guillaume, Antoine Espinasseau
Descrição enviada pela equipe de projeto. TVK liderou a reforma da Place de la République, inaugurada pelo prefeito de Paris em Junho de 2013. Devido ao seu tamanho excepcional (120 m por quase 300 m), sua dimensão simbólica como uma declaração pública representativa e sua localização na cidade, a Place de la République ocupa um lugar especial no centro internacional que é Paris. A remodelação da Place de la République é baseada no conceito de um espaço aberto com usos urbanos diversos. A eliminação da rotatória libera o terreno a partir da restrição do tráfego de automóveis. A criação do concurso marca o retorno da tranquilidade, em um espaço arejado e organizado. A nova praça, agora livre de carros, cria um paisagismo de grande escala e se torna um recurso urbano, disponível e adaptável para usos diferentes. Conexões claras com os grandes boulevards promovem um novo equilíbrio centrado no transporte leve para pedestres, ciclistas e até o transporte público. A estátua de Marianne, o espelho d'água, o pavilhão e a fileira de árvores conformam um forte eixo. Essa harmonia é ampliada pelo equilíbrio sereno do elemento mineral dos pisos e uma leve inclinação de 1%. Todos estes elementos contribuem para a interpretação dos materiais como uma unidade de forma perene e contemporânea e as várias explorações (cores, água, luzes), criam diferentes ambientes urbanos. A Place de la République é hoje a maior praça pedonal, em Paris.
A porção sudoeste da praça abriga um pavilhão de 162 m², um edifício único, totalmente envidraçado para manter uma impressão contínua deste espaço singular. O pavilhão foi concebido e projetado por TVK Architectes Urbanistes. O layout interno foi projetado por NP2F architectes.
A articulação de áreas peatonais e públicas
Abandonando o modelo de tráfego em circulação, a remodelação da Place de la République é baseada na decisão de criar o maior espaço público para pedestres possível. Paris estava carente de uma praça pública excepcionalmente grande e versátil, como um campo aberto no coração da cidade, uma característica já presente em muitas outras cidades grandes. Também foi essencial afastar o tráfego de veículos motorizados e abandonar o sistema em rotatória.
A assimetria funcional e ambiental, é utilizada ao longo dos eixos da praça para se mesclar ao tecido urbano do entorno. O tráfego de veículos foi reorganizado: está presente no limite ao sul da praça e apenas nas duas laterais menores. Agora que o trânsito circula em duas direções e as calçadas foram alargadas, a via se parece muito mais com os tradicionais bulevares Parisienses.
Unidade e equilíbrio
A Place de la République também está aberta à vários grupos participarem em um vasto programa de atividades. O objetivo do projeto era atender a esses usuários, alterando o equilíbrio entre a rua e a praça. O desafio mais importante era reunificar e harmonizar os atributos de uma cidade com aquelas de um bairro local.
Siga TVK Architectes Urbanistes no twitter, @AgenceTVK