- Ano: 2013
-
Fotografias:David Frutos
Descrição enviada pela equipe de projeto. A forma da rua principal e da praça de "Pilar de la Horadada" eram muito irregulares, com diversos elementos verticais, estacionamentos e linhas tortas de árvores. Pensamos em uma calçada ao longo da orla, um caminho de pedestres entre a areia e as palmeiras.
A cidade é mediterrânea e se localiza a não mais de um quilômetro da costa e da praia. A rodovia principal divide a paisagem e desconecta o mar e o passeio dos cidadãos. Nossa primeira decisão foi criar um passeio que trabalhasse com as sensações ao longo da orla. O sol, a areia, a claridade, umidade, cores, sombras, calor... queríamos trazer à cidade este tipo de sensação.
Construímos um nível para pedestres que vai dos limites da cidade até a igreja no final do passeio. Não há mudanças de nível nem obstáculos. Dividimos a rua principal em diversos níveis para organizar diferentes funções.
O caminho para pedestres foi construído com um pedra que muda de coloração e brilho chamada de “Piedra del Cabezo”. Quando chega-se à praça o automóvel desaparece e esta pedra recobre toda a superfície, conformando uma leve rampa que leva à entrada principal da igreja.
Há outros caminhos para outras funções: estacionamento, jardins, mobiliário urbano... Tudo é conectado por diferentes superfícies com diferentes tratamentos do concreto - queimado, polido e pintado com padrões florais. Nesta mistura onde tudo acontece ao mesmo tempo há uma barreira entre as pessoas e os automóveis.
Os materiais utilizados para criar a atmosfera do caminho ao longo da orla foram o aço inoxidável, metacrilato colorido, poliestireno, água e diversos tipos de vegetação e árvores.
Em seu percurso pelo projeto você sente o vento, os pássaros voando, o sol em seu rosto e a umidade em sua pele. Tentamos construir um espaço para os cidadãos encontrarem seus vizinhos, caminhar, fazer atividades físicas, sentir o cheiro e a umidade do mar.