-
Arquitetos: Vehovar & Jauslin Architektur
- Área: 1070 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Niklaus Spoerri
-
Fabricantes: Vector Foiltec
Descrição enviada pela equipe de projeto. Recentemente, a cidade suíça de Aarau, ganhou sua própria nuvem em forma de uma cobertura para uma estação de ônibus organicamente formada por uma camada reflexiva e semi-translúcida. A cobertura paira, por assim dizer, por sobre o pátio da estação ferroviária. No entanto, ao contrário de seu homônimo meteorológico, esta nuvem fornece proteção contra a chuva e neve.
Como parte da construção da nova Estação Ferroviária de Aarau, projetada por Theo Hotz's, o pátio e estação de ônibus ganharam uma nova versão. Equipamentos existentes foram removidos e o estacionamento subterrâneo realocado de modo que os pontos de ônibus podem agora ser acomodados dentro do Bahnhofplatz. Mateja Vehovar e Stefan Jauslin projetaram esta cobertura que parece tão leve quanto uma pluma, com a ideia de criar um paraíso de tranquilidade entre a agitada Bahnhofstrasse e a nova estação de trens. Isso criou uma zona de boas vindas para os viajantes que fazem a transferência entre as Ferrovias Federais Suíças e ônibus regionais de Aarau, além de um ponto de encontro para os transeuntes noturnos que irradiam talento metropolitano.
No centro da cobertura está uma abertura estrategicamente posicionada. O contraste entre a superfície semi transparente e espaço aberto intensifica a impressão de leveza e o sentimento de se estar no exterior, ainda que essencialmente protegido. Essa impressão foi incentivada por uma série de decisões estratégicas: o uso de uma membrana translúcida, cores claras e azuis, uma discreta impressão em serigrafia (por Stefan Jauslin e Paolo Monaco), os pilares com a sua ligeira inclinação em direção ao eixo que desaparecem na cobertura e sustentam a "nuvem", as diferentes distâncias entre as membranas e da estrutura de apoio no interior, além da infra-estrutura técnica totalmente integrada na estrutura metálica carregando instalações de água, ar, elétricas e sensor de tecnologia, assim como a rede irregular de cabos de aço inoxidáveis abaixo da almofada que se destina a dar à membrana a extensão requerida. Estas múltiplas formas menores da membrana rompem a forma geral. Eles fornecem as inúmeras reflexões e jogos de luz na superfície da membrana, desencadeadas por luminárias lineares dispostas alinhadas com os suportes. A estrutura interna de apoio é fracamente distinguível: vista obliquamente, os suportes desaparecem no fundo e a cobertura ganha volume.
Independentemente de quão leve e simples a 'nuvem' aparece, sua forma exigiu uma equipe qualificada de planejadores bons em se comunicar, e uma estreita coordenação de todas as partes envolvidas. Por esta razão, os arquitetos Vehovar & Jauslin Architektur trouxeram formTL já no primeiro estágio da obra, enquanto especialistas para lidar com a estrutura e a pele da membrana. formTL tinha interesse especial em garantir que o projeto de Vehovar & Jauslin Architektur AG fosse fazível, e exaltar sua leveza e natureza filigrana. Isto foi alcançado baseando o planejamento e a realização em três fatores: a equipe de planejamento dirigida por suisseplan consistentemente perseguiu o objetivo de construir a cobertura mais hermética com a forma mais econômica de operação. O consórcio encarregado da membrana agora consistia em empresas especializadas comprometidos. Além disso, formTL recebeu o controle total do planejamento estrutural, a integração com os engenheiros de serviços de construção, gestão dos trabalhos de construção e especialista controle qualidade.
Com 1.070 m² de área coberta e um volume de 1.810 m³, a cobertura da estação de ônibus é a maior membrana de almofada de ar numa única câmara do mundo. Quatro tubos de polietileno de 120 metros inflam a almofada de ar pneumático com ar limpo e seco re-circulado, e mais quatro tubos capturam o ar de volta para a unidade de controle do ar.
Imediatamente após ter sido encomendada, a cobertura da estação de ônibus foi incluída como uma exibição na exposição "Architektur 0,13", realizada em Zurique. Entre 26 de Abril e 27 de Julho de 2014, a cobertura pode ser vista na exposição intitulada "Bauen mit Luft" (Edifício com ar), a ser realizada em conjunto com uma retrospectiva de 10 anos de formTL no Museu do Ar em Amberg, Alemanha.