-
Arquitetos: Francisco Mangado
- Área: 3725 m²
- Ano: 2000
-
Fotografias:Roland Halbe
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em um bairro popular da capital de Navarra, este novo centro de saúde foi construído em um terreno subutilizado cercado por torres residenciais espalhadas descompromissadamente. O programa reflete uma contradição entre a área necessária e a legislação que estabelece limites de altura, alinhamento e proporção. O volume em "L" resultante se alinha a duas novas ruas que definem - juntamente com uma construção preexistente na esquina oposta - um pátio interno.
O edifício busca ir além de sua condição enquanto arquitetura e gerar uma ordem urbana. Este objetivo é paradoxalmente estabelecido por um distanciamento - evitando um diálogo com o descontextualizado panorama imediato - traduzido na hermeticidade externa do edifício, o que também garante privacidade para os pacientes do centro de saúde.
O mesmo caráter austero, porém ousado, transmitido por sua forma, é evidenciado pela paleta de materiais. Zinco nas partes superiores da fachada, para proporcionar um acabamento suave e uniforme que estabelece um diálogo com as grandes superfícies envidraçadas. Vidro para refletir a luz, criar efeitos cromáticos e agir como uma cortina que protege os ambientes internos dos olhares externos. E, finalmente, madeira, que neutraliza os reflexos metálicos e destaca elementos específicos - como o acesso e o gradil do pátio. O interior foi mantido o mais neutro possível, deixando a configuração volumétrica dos diferentes espaços falar por si mesma.