- Ano: 2012
-
Fotografias:Steve Herud
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com esse conceito duplo entre um albergue e um hotel, o Superbude I em Hamburgo atrai uma alta variedade de público-alvo. Sua localidade no centro do agitado bairro "Schanze" permite um projeto surpreendentemente original.
Nossa tarefa:
Nossa missão era desenvolver e projetar do bem sucedido conceito "Superbude". Isso incluía projetar o "Buden", uma palavra coloquial usada para os quartos neste hotel, assim como as áreas públicas como o lobby, bar e loja, etc. O hotel/albergue fica em um importante edifício, antes um centro de troca da Deutsche Post na virada do século. Por essa razão as escadas foram restauradas de acordo com as originais.
Nossa ideia:
Os hóspedes do hotel aproveitam de uma mistura entre uma acomodação simples de um albergue e os benefícios de um hotel idealmente equipado tecnicamente.
Nosso objetivo era projetar um mobiliário acessível para o Superbude e uma referência à cidade portuária de Hamburgo, para dar-lhe um caráter autêntico, bem como conforto genuíno e funcional para os seus clientes. O princípio do nosso projeto era integrar artigos diários locais típicas e materiais e dar-lhes uma nova função.
Sua ocupação pode ser adaptada para atender aos requisitos, cada dormitório possui um banheiro.
Além de funcionar como um hotel clássico com dormitórios duplos, camas empilháveis desenhadas por Rolf Heide maximizam a sua capacidade. Dormitórios duplos podem possuir até 3 ou 4 camas num piscar de olhos.
Desta forma o Superbude reúne espaço para até 270 hóspedes em 90 dormitórios.
A cozinha serve tanto como uma área de café da manhã quanto um ponto de encontro central para os hóspedes. Um microondas e fogões estão disponíveis para um almoço rápido e de baixo orçamento ou jantar durante sua estadia.
Nossa solução de projeto:
Uma parede multi funcional de quase 50 metros feita de painéis de concreto amarelo moldados com padrões de corda queimadas em sua superfície caracterizam a área do piso térreo. Todas as funções necessárias foram incorporadas nesta parede - desde refrigeradores até estação de internet, cofres dos hóspedes, bancos, uma estação de água com jarras, até o espaço de armazenamento do hotel. A cozinha, buffet, bar e mesas são feitos de painéis vermelhos serigrafados, a bancada foi revestida com folha de cobre.
Painés amarelos moldados e tubos de andaime foram usados também para o mobiliário do quarto dos hóspedes, uma rede de segurança de cor laranja serve como cabeceira da cama. Desentupidores servem como cabides e caixas de cerveja como bancos, também encontraram seus propósitos no Superbude I detalhes como luzes do teto e suportes de papel higiênico foram novamente desenhados.
O papel de parede impresso foi feito de jornais assim como o Hamburger Morgenpost, o Hamburger Abendblatt, o Welt e o Zeit. Você pode ler sobre Hamburgo nos artigos dos jornais originais. Desta forma, cada hóspede pode ter sua própria impressão sobre Hamburgo e talvez até ser inspirado a fazer certas viagens. Cada um dos 90 Buden tem um anfitrião. Que normalmente são bandas de Hamburgo que pulverizaram um de seus textos na parede e assinaram.
Além dos dormitórios, uma suíte foi projetada sob o nome de Rockstar-Suite. Um palco, debaixo do qual há um gramado para até seis pessoas poderem deitar, oferece todas as oportunidades para novas bandas com todos os equipamentos técnicos necessários para uma performance de sucesso. Para levar o tema de corda para o átrio e dentro dos banheiros dos Buden e pelos corredores do hotel, um padrão de corda foi impresso no carpet para acentuar a forma longa e estreita da edificação.