- Ano: 2013
-
Fotografias:© David Campbell, © Erik Salles, Manu Dias, Ulisses Dumas Vaner Casaes
-
Fabricantes: Sika
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Arena Fonte Nova é um grande exemplo para o uso multifuncional de um estádio. O estádio não é apenas um local excepcional para jogos de futebol e para a próxima Copa do Mundo de 2014, mas também oferece um espaço incrível na abertura sul para vários eventos, como shows e festas.
Em 2008, o governo baiano propôs um concurso internacional para apresentação de propostas de revigorização do estádio de Salvador, que desabou parcialmente. Schulitz Architekten apresentou o projeto vencedor desta competição e, assim, a obra foi concedida aos arquitetos alemães em colaboração com o TETRA Arquitetura de São Paulo.
De acordo com a tradição dos estádios brasileiros, a implantação da Arena Fonte Nova tem a forma de uma ferradura, com uma grande abertura na parte sul das arquibancadas. A forma tradicional em combinação com os aspectos de um desenho moderno do estádio resulta em uma construção sustentável: A abertura não só fornece o fluxo de ar ideal para a envolvente do estádio como estabelece, simultaneamente, uma relação direta com o lago adjacente e também permite o uso do estádio para atividades multifuncionais: concertos, apresentações de teatro e outros eventos podem ocorrer no espaço coberto dentro da abertura sem entrar em conflito com o campo durante a temporada de futebol. Um restaurante flutua acima da abertura, como uma ponte, dando aos visitantes uma experiência única com vista para o campo e para o lago, ao mesmo tempo.
Os arquitetos projetaram a estrutura da cobertura da Arena Fonte Nova, em colaboração com RFR, de Stuttgart. Uma concepção inovadora de um sistema de roda com raios, com uma membrana que é perfurada por escoras verticais que são ligadas e situadas entre os anéis de tensão superior e inferior minimiza o uso de material de uma maneira invisível. O peso da estrutura do telhado é somente de 45 kg/m², tornando, assim, uma das coberturas de estádios mais leves do mundo.
A geometria otimizada da estrutura da cobertura é a chave para cumprir vários requisitos funcionais (linhas de visão, proteção solar, de drenagem e de cargas de vento).
A fachada foi desenhada utilizando elementos de sombreamento horizontais com inclinações que variam dependendo da orientação da fachada fornecendo proteção solar enquanto maximiza o uso durante o dia. Além disso, o uso de água da chuva reduz o consumo de água, o concreto do antigo estádio foi reciclado e utilizado como material de construção, o consumo de energia do estádio foi minimizado, o processo de construção foi organizado de forma sustentável e o consumo de energia dos materiais primários foi considerado no processo de projeto.
O projeto arquitetônico da nova Arena Fonte Nova recebeu a Certificação LEED Prata, em fevereiro de 2014.
Após 4 anos de planejamento e construção da nova Arena Fonte Nova, o estádio foi inaugurado oficialmente no dia 07 de abril de 2013, com a partida de futebol entre os rivais locais Bahia e Vitória. O novo estádio de futebol tem uma capacidade que comporta mais de 50.000 lugares. A arena será palco de seis partidas da Copa do Mundo da FIFA em 2014. Além disso, o Comitê Olímpico Internacional escolheu a Arena Fonte Nova para a realização do torneio Olímpico de Futebol em 2016.