- Área: 34591 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Pedro Pegenaute
-
Fabricantes: EQUITONE
Descrição enviada pela equipe de projeto. A proposta busca racionalizar o máximo possível a ocupação urbana. Este projeto eleva o princípio de eficiência a uma categoria arquitetônica, um princípio considerado essencial quando se trata de projetos subsidiados de habitação social, pois afeta não apenas as decisões de layout e tipologia, mas também os detalhes do projeto.
Os cantos e as partições entre diferentes tipo arquitetônicos, como a torre e o edifício linear adjacente, frequentemente apresentam soluções complexas que resultam, na maior parte das vezes, em distribuições ineficientes. Em nossa proposta estas áreas se tornam "lugares especiais" - terraços que articulam os diferentes blocos que servem como extensões dos espaços internos das unidades.
A proposta destaca dois elementos que são considerados essenciais no layout. Por um lado a paisagem interna, ocupada por altas árvores; e por outro lado a torre, que se eleva como um elemento autônomo.
A tipologia busca estabelecer uma ordem geométrica rígida que separa as áreas de serviço das áreas de estar e cozinhas. A organização dos ambientes garante uma fácil adaptação às diferentes necessidades das famílias. Isso permite uma ordem construtiva e prática que reduz as despesas com as unidades. No bloco linear, as áreas de estar e cozinhas se voltam para o grande espaço interno. Os terraços ganham um significado especial no caso da torre - generosos espaços de dois metros de largura se tornam extensões das unidades, locais onde se pode realizar uma refeição, relaxar ou contemplar a paisagem.