A ideia de um observatório ornitológico, um objeto paisagístico único e eminente localizado num contexto urbano bem estabelecido pertencente ao promotor, quem propôs várias localizações com uma área de beleza excepcional. Depois de uma análise fotográfica detalhada, nós escolhemos a localização mais adequada que consideramos, entre outras razões, porque é era ponto estratégico para a observação precisa de um grande número de pássaros migratórios sem alterar seu habitat natural. O restante consistiu em posicioná-lo entre duas magníficas árvores para assegurar que o volume seria totalmente integrado com a vegetação fluvial. A escolha do material parecia clara. A madeira era o componente construtivo mais interessante.
O projeto foi apresentado como um exercício conceitual ao curso do quarto ano do I-PAO (Organização Internacional de Projetos de Arquitetura Avançada), um workshop de investigação da Escola de Arte e Arquitetura da Universidade Européia de Madri, pertencente à Cadeira de Projeto do Prof. PhD Jose Luis Esteban Penelas e organizada pelo mesmo professor e pelo Prof. PhD Manuel Fonseca Gallego, recebendo um grande interesse por parte dos alunos devido ao fato de que era um projeto realmente construível, fornecendo um excepcionais resultados pela ótima qualidade de seus trabalhos. Uma vez que selecionamos as duas propostas mais apropriadas, procedemos a uma tutoria, levando ao resultado que apresentamos.
O conceito principal é considerar o objeto com uma grande caixa fechada por quatro planos, o inferior horizontal e o restante formado por superfícies reversas. A composição construtiva desses planos é feita de peças de madeira dispostas irregularmente, cobrindo parcialmente a superfície, então mergulhamos no mundo de sonhos dos ninhos, recriando uma atmosfera surreal com luzes e sombras internas.
O objeto descansa no topo do monte e cruza a massa verde da floresta com um poderoso balanço (12 m aprox.), se insinuando entre a vegetação, ultrapassando o limite vertical do rio.
Originalmente, a área de implantação do observatório não era acessível ao público, cercada por uma balaustrada e um declive de aproximadamente 5 metros de altura entre a calçada e o nível do rio Ebro. Por essa razão, o projeto também inclui a construção de uma via de pedestres, paralela ao rio, se mesclando ao objeto mesmo e chegando a uma continuidade entre exterior-interior através da madeira, se tornando um único e exclusivo protagonista construtivo.
- Custo: 117,822.20 €