Os três finalistas do concurso St. Petersbourg Pier apresentaram suas propostas a uma comissão julgadora e cerca de 200 pessoas que assistiam ao evento. A proposta “The Wave” de BIGfoi a primeira a apresentar-se. Logo foi a vez da equipe de Michael Maltzan Architecturecom a proposta “The Lens” e por último “People´s Pier” de West 8 . Os projetos foram previamente selecionados considerando: custo, sombra e também a materialidade utilizada. O resultado final será anunciado no dia 20 de janeiro de 2012. A continuação, os três projetos finalistas:
“The Lens” -Michael Maltzan Architecture
“Para nós, o cais não implica somente em ser um objeto simples ou um parque comum, é o elemento central que conecta o centro de St. Petersbourg à beira-mar”
The Lens tem como objetivo destacar a relação entre a cidade, a baía e os habitantes.
A proposta vincula a baía e o cais através de uma variedade pouco tradicional de infraestrutura oferecendo uma gama de experiências de esportes aquáticos, pesca, cafeterias e comércio, incluindo um recife subaquático repleto de vida.
The Lens oferece espaços de encontro formais e informais. A proposta contempla também manter partes da estrutura do cais existente no fundo do mar para criar uma paisagem aquática nova e única.
Possuí habitat marinho rico e visível suporta a regeneração e o crescimento da vida marinha, influenciando como uma fonte de educação cultural e ambiental.
O recife proposto no projeto The Lens inclui um habitat de ostras suficiente para limpar 20 milhões de galões de água do mar por dia.
The Wave - BIG
O projeto é dividido em três partes principais: um parque, um calçadão e “The Wave“, o elemento icônico da proposta.
Possuí um amplo programa que inclui: museus, gazebos, mirantes, áreas de lazer e espaços verdes.
A equipe de projeto desenvolveu a proposta buscando encontrar uma maneira de promover o turismo sem ignorar os cidadãos de St. Petersbourg.
O projeto celebra a forte conexão entre a cidade e a água, permitindo a interação física.
Ao mesmo tempo, faz um paralelo entre o fluxo de água e o fluxo de pessoas, com a intenção de unificar-los até formar um único rio que deságua no mar.
Com esta observação, se cria o sistema de trilhas no parque como uma série de ramificações que se fundem numa rota principal, que termina com “The Wave“ no final.
“The Wave“ é proposto como uma intervenção oportuna que nasce de vários pontos da cidade, o clímax da atividade e da vida pública, uma onda habitada no seu interior.
People’s Pier - West 8
A equipe de West 8 propôs uma “experiência atemporal e com boa conexão” que pretende permanecer como um destino singular para os habitantes de St. Petersbourg por muitos anos.
A proposta é composta de quatro distritos, cada uma com qualidades especiais e experiências particulares que se distanciam da cidade em direção ao horizonte.
O “Vital Waterfront” aspira converter-se num centro da cidade emergente, ”cultural, apoiado pela arte, cultura, gastronomia e estilo de vida cosmopolita.”
A Marina Municipal será um lugar com estilo de vida marítimo e esportivo, enfocado em promover a circulação de água limpa em canais de navegação de caráter público ou privado.
“A herança romântica de St. Petersbourg trata-se de viver a vida no paraíso com os pés na areia, o sol no rosto e vistas do horizonte.”
O pier de um milhão de dólares sobe durante as marés e foi concebido para suportar “a ação de grandes ondas.”
O People’s Pier oferece setores para a pesca, canoagem, natação e áreas de reunião para a comunidade.
Cita: Joanna Helm. "Conheça as 3 propostas finalistas do concurso do St. Petersbourg Pier" 06 Jan 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-19826/conheca-as-3-propostas-finalistas-do-concurso-do-st-petersbourg-pier> ISSN 0719-8906