Situada nos arredores de Belo Horizonte em um terreno com um acentuado aclive, o projeto desta casa, feito para uma jovem família, buscou a melhor relação com a topografia natural, seja pela tentativa de suavizar os acessos e circulações, ou para permitir o melhor proveito das áreas externas, vistas, etc.
Para tal, os dormitórios foram localizados no andar inferior da casa, de forma que a laje de cobertura desta ala se transformasse em um gramado plano, adjacente à área social, localizada no piso intermediário. Para que o acesso diário dos moradores à casa, de veículo, fosse otimizado, a garagem foi localizada no mesmo nível dos quartos, evitando assim o subir e descer excessivo de escadas.
No último piso fica o escritório da família, sala de TV e o terraço, e é a partir deste nível onde a vista pode ser desfrutada ao máximo.
De todos os três níveis em que a casa se desenvolve, pode-se acessar naturalmente o terreno ao redor.
A implantação e geometria da construção ressaltam a topografia e a beleza da natureza à sua volta – uma paisagem do cerrado de Minas Gerais. Esta, por sua vez, faz saltar a volumetria e imagem da casa.
Informação Complementar:
- Construtora: Jamil Nacif
- Cálculo estrutural: Luciano Rodarte