O projeto ganhador do concurso para ideias para a reforma e ampliação do edifício existente, a oficina da Fundação Xamfrà Sant Miquel, uma iniciativa social que toma a forma de uma empresa sem fins lucrativos, dedicada à formação, integração social e integração no emprego de pessoas com deficiência mental leve.
A seguir, o memorial do escritório vencedor:
Reforma e ampliação de um edifício que se destaca por ter catalogada uma de suas fachadas. A proposta pretende reconhecer os valores patrimoniais existentes, adaptando-los e vinculando-los às novas necessidades.
A ampliação horizontal do edifício existente se realiza projetando um triângulo isósceles nas plantas do subsolo e térreo, em resposta à geometria do solar. A união entre o edifício existente e a ampliação se realiza com uma junta de dilatação entre o corpo construído e o projetado; um átrio de vidro longitudinal, o qual articula todas as zonas de comunicações, tanto horizontais como verticais. A luz captada através do átrio ilumina todos os pavimentos.
A faixa de pátio ocupada pela ampliação se compensa com a incorporação de uma coberta ajardinada, destinada ao atelier de jardinagem da própria escola.
Um projeto no qual a austeridade e a funcionalidade cobram um papel primordial.