Este projeto foi concebido pelo Atelier Li Xiaodong para Huairou, um pequeno vilarejo nos arredores de Pequim, a uma ou duas horas da agitação da cidade.
O edifício contempla uma biblioteca e uma sala de leitura em uma atmosfera de tranquilidade e contemplação da paisagem natural.
Ao invés de construir um novo edifício no centro da cidade, se optou por esse terreno nas montanhas, acessado através de uma agradável caminhada de cinco minutos.
Dada a beleza do entorno natural, a intervenção é modesta em sua expressão externa. Se nega a competir com ela, e se integra à paisagem através da escolha de materiais delicados e locais.
Depois de analisar as características dos materiais da vila, os arquitetos se depararam com uma grande quantidade de galhos de madeira empilhados em cada uma das casas. Seus habitantes os recolhem e juntam durante todo o ano para alimentar suas lareiras e fogões. Desta maneira, decidiram usar um material ordinário, de forma extraordinária, revestindo o edifício com uma textura familiar para os habitantes de Huairou.
No interior do edifício se constroem lugares através de desníveis.
As vistas são demarcadas à paisagem circundante, e o resto do edifício é todo de vidro, propiciando um espaço iluminado durante todo o dia.
Os galhos de madeira moderam a luz e se estendem de maneira uniforme em todo o espaço, propiciando um ambiente de leitura perfeito.
- Período de construção: Março - Outubro 2011
- Custo: RMB 1050,000
- Vía Contemporist.