Texto: Solano Benitez
crônicas paralelas
…de héroes contemporáneos
( cadáveres exquisitos (1) )
As histórias, as que contamos ou que nos contam – por mágica metamorfose - tornam-se nossas histórias quando podemos lembrar; o recordar-se funciona como uma chave que permite possuir e apropriar-se de tudo o que acontece e tem sido capaz de captar nossos voláteis interesses; daí a nossa crescente devoção a tudo aquilo que somos capazes de imaginar, é sempre agradável que nos pertença tudo o que é revelado numa boa história.
Quando Homero no livro A Odisséia, nos dá o prazer de introduzir-nos a sua época, não apenas construiu as características de um personagem central – Ulisses; ele faz com que o tempo de todas as vicissitudes surja na múltipla identidade de um outro personagem: seu destino - os deuses e sua prodigiosa habilidade para transformar-se.
O que torna o amplamente conhecido filme Forrest Gump, um clássico contemporâneo, é uma estrutura similar, um personagem de caráter simples, que se confronta com as tortuosas mudanças inesperadas num espaço de tempo limitado, que se adapta para permitir que ele supere a travessia de forma imperceptível.
Acredito que com Coca-Cola, temos uma equivalência a nível empresarial, de pensamentos semelhantes, um protagonista único – um líquido gaseoso, nesse caso – apresentado e que pretende estar presente urbi et orbi.
Simetricamente opostos, em outras cativantes histórias, no folclore paraguaio de grande tradição oral, vive um personagem, numa história infinita, chamado “os Casos de Perú Rimá”.
O caso é uma narrativa ficcional, com a finalidade de entreter, divertir, instruir ou moralizar a vida cotidiana; seu mais famoso protagonista Perú é um personagem difícil de definir, porque a única coisa que o caracteriza, é tudo.
O valor da invenção Perú Rimá, supera a capacidade adaptativa, através da metamorfose, dos muitos personagens de Homero; Perú ao contrário, não precisa da transformação do destino para estar integrado na história, cada um dos relatos lhe dá identidade e o protagonismo.
Acredita-se que em 1983, quando o migrante e onipresente Perú, viajou para New York para fins psicoterapêuticos, teve a sorte de conhecer e ter como cronista de suas desventuras de world cityzen a Woody Allen.
Woody Allen retratou-o da forma mais fidedigna possível – mantendo meticulosamente no anonimato sua identidade – num documentário para a pós-graduação … Zelig, o camaleão humano.
Zelig, alcançou notoriedade por ser dotado de características únicas, de um lado desenvolve a capacidade física da ubiquidade, e a transmutação a camaleão humano, de poética metafórica em descritiva afirmação - conta o documentário, que para a Ku Klux Klan era uma ameaça tripla, como Zelig, também um judeu, poderia tornar-se negro ou indígena - e, por outro lado atingir significativa consciência em oposição a qualquer um de nós - e que a melhor estratégia de adaptação é sempre utilizar o recurso da mudança da qual é um devoto aplicador.
A mutinacional Lever, Unilever Capsa para nós, e com tantos outros nomes em distintos países, é uma das empresas representativas deste tipo de raciocínio; mercados consumidores diferentes estão destinados à apresentação de produtos múltiplos e variados, incluindo testes em vários locais, produtos específicos, suas alternativas e, em seguida: a competência; a continuidade ou o desaparecimento de qualquer um deles, depende de quanto tempo com excelência e eficiência adapta o produto ao seu adotivo mercado.
O uso de padrões, conhecido como imagem corporativa é a estratégia extremamente clara para a apresentação de empresas e produtos que fazem parte do primeiro grupo de nossas associações comparativas.
De como pretendemos – neste específico tempo e canto do planeta, determinada por suas características próprias, cultural, social, econômica, tecnológica, etc - ser capazes de adaptar-nos e permitir-nos uma melhor adoção da arquitetura é a estratégia deste projeto em particular que nós construímos .the final.
Construção/ Especialidades: Gabinete de Arquitectura S.R.L.