Estado prévio. Análise do entorno.
O projeto realizado em Totana, um município da região de Múrcia. Cercada por edifícios residenciais e uma pequena praça, a Plaza de la Vieja Balsa que está localizada no coração da cidade, próximo da Prefeitura e da Igreja de Santiago. Apesar de sua localização privilegiada, este local de reunião, de 2795 m2 de superfície, apresenta algumas dificuldades:
- A existência de um estacionamento subterrâneo de dois pavimentos sob a praça condiciona a existência de áreas verdes.
- A desconexão topográfica da praça com o entorno urbano, especialmente com a praça da Constituição, com grave problema de falta de acessibilidade.
- Falta de áreas de sombra.
- Restringir o acesso a praça somente a veículos de manutenção do local.
Objetivos e estratégias.
O principal objetivo da proposta é de revitalizar e fortalecer o uso deste espaço, dando-lhe caráter próprio e sempre que possível acomodando usos múltiplos.A área de uso público, de descanso e as relações sociais, até os espaços mais íntimos onde reunir-se para relaxar, ler ou conversar. As soluções apresentadas para este fim foram:
1. Delimitar o espaço em duas grandes áreas ou ambientes. Uma área mais aberta, vinculada ao uso dos edifícios adjacentes, e um ambiente mais privado, vinculado à vegetação existente e até mesmo o alargamento da zona. Entre estas áreas, incorporar zonas de sombra, e organizar um espaço central descoberto, onde pode-se realizar atividades culturais e de lazer.
2. Propor uma rampa que permita o acesso ao centro da cidade das pessoas com dificuldades de locomoção. A rampa em balanço se unificaria com a Calle Puente, que se integra com as espécies de árvores propostas.
3. Criar elementos de sombra que permitam manter-se tanto em condições de inverno como de verão em condições climáticas e espaciais confortáveis.
4. Permitir o tráfego somente para manutenção e funções de reparação da praça através da calle Balsa, instalando pilaretes retrácteis iluminado por LEDs.
5. Aumentar a topografia da área verde adjacente a calle Puente, para gerar um espaço mais protegido do tráfego próximo, atuando como proteção visual e acústica.
6. Projetar uma novo acesso para o estacionamento subterrâneo.
7. Projetar brinquedos infantis de fibra de vidro.
8. Organizar o fluxo de circulação, formando um campo de intensidade urbana através da inserção de diferentes caminhos e direções ao longo da praça.
9. Projetar uma peça de forma triangular, que permite pavimentar superfícies de dupla curvatura.