A Escola Gratuita Paju não é uma instituição autorizada pelo governo mas uma escola alternativa oficialmente não autorizada e construída por pais que buscavam uma verdadeira educação. O terreno e o edifício da escola foram totalmente financiados por eles. Portanto, não foi fácil completar a construção seguindo o cronograma de obra.
Uma vez que todas as condições para a construção foram conhecida, o edifício teve que ser construído o mais breve possível. Assim, a implantação foi mudada cinco vezes e as plantas tiverem que ser modificadas de acordo com isso.
A primeira proposta foi separar a área da escola de uma maneira simples. Primeiro de tudo, considerando a correlação entre iluminação, salas de aula, área de lazer e edifícios, dois planos foram propostos: um tratava de dispor as salas de aula ao sul em fila e a outra tratava de dispor as salas também ao sul porém com um jardim central sendo situado entre o edifício de salas e com a área de lazer sendo colocada do lado esquerdo do edifício.
O custo do edifício deveria cobrir a construção inicial e manutenção seguinte. Foi muito difícil escolher os materiais para o exterior. A decisão precisou de uma consideração sobre a imagem total do edifício.