O arquiteto japonês Koji Kakiuchi projetou “Gassho”, um pequeno refúgio ao ar livre situado em Iwate, Japão. A construção está assentada sobre os alicerces de concreto que ficaram como escombros das residências que foram arrasadas durante o tsunami de março de 2011. O projeto procura entregar às vítimas um espaço para reconhecer e voltar a pensar sobre seu passado, presente e futuro.
Esta simples cabine foi levantada através dos métodos tradicionais de construção japonesa, com sua coberta de duas águas que, dessa vez, quer recordar a forma de unir as mãos na meditação ou na oração.
A estrutura auto portante se ancora à base de concreto do edifício antigo, proporcionando um refúgio em um cômodo antes existente. A proposta, além disso, é plantar nas “caixas” de cimento que estão ao redor flores e vegetação que crescerão com o tempo.
Este é um simples refúgio de retiro que respeita e se constrói a partir dos restos arquitetônicos do passado, transformando-se em uma espécie de memorial da reconstrução do Japão.