Os arquitetos de Nieto Sobejano completaram uma série de museus durante o ano de 2011, publicados anteriormente em Plataforma Arquitectura. A seguir, apresentamos-lhe a ampliação do Museu Joanneum Graz, Áustria, no qual se perfurou o piso existente para gerar um nível -1 que contém o programa requerido.
Feito em conjunto com o escritório local eep Architekten, o projeto estende o museu existente e agrega uma sala de conferências, uma área de leitura e uma biblioteca ao complexo do Museu Joanneum, que compreende uma biblioteca regional, uma galeria de arte e um museu de história natural.
As aberturas são de vidro, permitindo a entrada de luz difusa nos túneis e salas subterrâneas. Os visitantes entram no edifício através de um elevador externo disposto no cone maior.
A nova extensão passa quase despercebida, oculta embaixo do pavimento que conecta os edifícios históricos, como a materialização de um horizonte de perfurações que expressa, não só literalmente, que a profundidade de uma obra arquitetônica pode residir, de forma inesperada, em sua superfície.
O museu abriu suas portas em 26 de novembro de 2011, coincidindo com o bicentenário da fundação do museu.