Descrição do projeto:
Como muitas outras cidades da China, Hefei está passando por uma rápida transformação. A trama urbano original foi destruída e desapareceu, sendo substituída por blocos gigantescos de estrutura e formas anônimas. O presente de Hefei é apenas um momento fugaz em sua marcha inexorável para o futuro. Assim surge o conceito de “Cidade momentânea.”
Os bairros que foram demolidas e locais de construção novos são preenchidos com ”patches”.Com a nossa abordagem tentamos projetar um lugar que recria a paz e a tranquilidade das almas. Um espaço que filtra os ruídos e a poeira do mundo exterior, mantendo a luz e sombra,a água e suas ondas,o vento e sons, a vegetação e seus aromas, uma série de fenômenos momentâneos para criar uma memória permanente.
Uma sequência de pátios, cada um dos quais recebe um desses fenômenos, é inserido entre o espaço interno e o meio ambiente externo, permitindo uma conexão visual entre o edifício e a cidade.
As extremidades desta são definidas por painéis de fibra de vidro industrial suspensas formando duas camadas.
No lado do pátio, as cores do painel mudam constantemente para refletir essas diferentes cores. Pelo lado da cidade, os painéis permanecem claros e transparentes. Esta variação na cor cria um efeito sutil quando visto da cidade.
Quando a perspectiva e as distancias variam, sua aparência também se modifica. À noite, quando os pátios e as árvores são iluminadas, o brilho silencioso da trama projeta uma cor tênue nas calçadas.
A luz solar que atinge os espaços interiores, direta ou indiretamente, adentra aos espaços por meio da clarabóias no teto. A luz dos espaços e tempo são inseparáveis, com suas variações ao longo do dia e estações do ano,os espaços tomam diferentes expressões. Talvez esses momentos tão mutantes e insubstituíveis sejam a definição precisa da eternidade.
Informação Complementar:
- Estrutura / Engenheiro Mecânico: Huanyu Instituto de Desenho, Hefei
- Período de desenho: 07/2009-11/2009
- Período de construção: 09/2009-12/2009