A Casa na Água está localizada aos pés da montanha Yulong, em Lijiang. É uma zona de desnível e grandes panorâmicas da paisagem e da cidade de Lijiang, um antigo assentamento comercial conhecido por sua rede de vias navegáveis e pontes.
A montanha entregou aos arquitetos um espetacular plano de fundo para a casa, na qual sintetizaram as formas e as técnicas tradicionais para criar um edifício contemporâneo que ressona com o lugar, a história e a paisagem natural.
O projeto se desenvolveu com base em uma série de pátios entrelaçados, introvertidos, contemplativos e em contínua relação com a água. Estes pátios estão separados fisicamente do “mundo exterior” por elementos como espelhos d’água, pedras e diferentes níveis, mas se mantêm unidos visualmente.
A linguagem arquitetônica usa materiais e a habilidade tectônica local, focando no espaço e na atmosfera gerada. Deu-se ênfase às texturas e não aos detalhes decorativos, com o fim de se fazer aparecer a natureza com a nova construção e os contrastes entre o construído e o entorno.
Foram usados materiais como a madeira e o vidro e cobertas com duas águas revestidas com azulejos. Também foram incorporadas paredes de persianas que deixam entrar delicadamente a luz e as plantas de bambu no pátio central. O espaço interior é de um desenho mínino, tão simples quanto possível, para que a natureza ganhasse valor do lado de dentro.
Apenas a estrutura de aço foi fabricada por uma equipe profissional, o resto da construção foi realizada por mão-de-obra local, não só por reduzir o custo, mas como uma mensagem clara de compromisso com a região e a prática de uma arquitetura em um contexto local.