- Ano: 2010
-
Fotografias:Ricardo Canton
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Orquidário Professora Ruth Cardoso tem sua arquitetura inspirada nas formas de “habitat” de culturas africanas, indígenas e pré-colombianas.
Estudei as soluções para o domínio e transformação da natureza identificando a maneira de conseguir iluminação difusa e aeração permanente utilizando processos construtivos e formas condizentes com técnica já incorporada a essas culturas.
Assim as formas encontradas em diversas comunidades africanas e tribos indígenas brasileiras que usam abertura zenital para entrada controlada de luz e ventilação permanente, feitas de terra, assumem, através da tecnologia atual do aço e de peles transparentes de vidro e de plástico, o desenho de uma OCA DIÁFANA, (transpassada pela luz).
Uma viga vazada, em arco, estrutura a forma e sugere a escala do orquidário oferecendo o volume de ar necessário para o deslocamento permanente do ar, necessário a delicadeza das orquídeas.
De ambos os lados desse arco vazado articulam-se a serie de treliças curvas apoiadas no anel de planta semi circular travadas por meridianos horizontais que configuram as formas de quarto de esfera do orquidário.
De um lado a inserção dessa estrutura metálica curva se faz no banzo superior da viga e de outro no banzo inferior, possibilitando a saída do ar nas aberturas do arco mestre de concreto, que assim, exerce a função de ventilação permanente.
Sua implantação segue a lição das implantações do habitat pré-colombiano, encontradas no Brasil que semi enterravam as habitações para proteger-se do vento forte e afloravam apenas as coberturas.
Da mesma forma, no Parque Villa-Lobos, o nível do orquidário implanta-se 1,5 metros abaixo da linha de terra acessada por generosa rampa desde a entrada.
Essa solução cria naturalmente um embasamento, a 1,20 do nível do Parque, onde pousa a forma de oca transparente que configure o orquidário.
Sua escala integra-se ao espaço livre do Parque e relaciona-se harmoniosamente com as outras edificações do Parque e a torre d’água. Assim o desenho do Orquidário concebido como “OCA DIÁFANA”, homenageia a Professora Ruth Cardoso com a expressão contemporânea de culturas primitivas que, como antropóloga estudou e como cidadã sempre defendeu.
Equipe:
- Autor do Projeto: Decio Tozzi
- Coordenação do Projeto: Nelson Pinto Barbedo Filho e Midori Hatanaka
- Desenvolvimento do Projeto Executivo: João Paulo Payar e Rafael Brych
- Colaboradores: Arquiteto Stefani Samara e Arquiteto Natalia Necco
Informação Complementar:
- Paisagismo Interno: André Graziano
- Consultoria Vedação: Aluparts, Engº Nelson Firmino
- Projeto de Estrutura: Veirano e Alves, Engº Marcelo Veirano
- Projeto de Instalações Prediais: Etip, Engº Airton Souza Lobo Vianna
- Imagens Eletrônicas: Ricardo Canton
- Engenheiro coordenador secretaria do meio ambiente: Gilson Carlos Ferreira da Silva
- Construtores: Planos Construções E Incorporações Ltda.
- Fornecedores: BelMetal, Gtec Construções, Esquadrimax Indústria E Comércio Ltda, Impersul Impermeabilizações Ltda.