O projeto do novo centro de Saúde de Porreres parte de uns restritivos condicionantes urbanísticos que obrigam a realizar três pavimentos para solucionar o programa funcional do centro no reduzido espaço em planta de que dispõe. Deste modo, se cria uma praça pública de acesso à rua e a uma zona de estacionamento no fim do lote.
O volume resultante é praticamente um cubo, que se modula em planta dividindo a largura em cinco partes iguais e a profundidade em três.
Dispõem-se os consultórios na fachada interna do lote, buscando a privacidade necessária e a orientação Nordeste para evitar a insolação excessiva.
O resto do programa auxiliar se distribui na fachada principal, com orientação Sudoeste com aberturas protegidas por lâminas.
É dada especial atenção ao projeto dos espaços públicos de espera e circulação, o espaço central do edifício, dotando-os de grandes aberturas para o sul que marcam a fachada principal mediante umas caixas de aço, que os dotam de vista e iluminação natural e geram uma imagem reconhecível do edifício.
Os condicionantes econômicos obrigaram a propor um edifício com simplicidade construtiva que permita a execução da obra em um prazo breve, com custos reduzidos, sem renunciar à qualidade espacial nem funcional.
- Cliente: Servei Salut de Illes Balears
- Orçamento: 1.200.000 €
- Tipo: Concurso - Primeiro Prêmio