Taltal se localiza na Região de Antofagasta, a 306 km ao sul da cidade de Antofagasta, especificamente na costa, a 25,4° latitude sul.
O projeto para o desenho da nova biblioteca pública surge a partir de um chamado a um concurso público realizado pela Municipalidade de Taltal no ano de 2008, no qual nosso escritório participou e obteve o primeiro lugar.
Para a localização da nova biblioteca se optou por um terreno municipal situado em frente à praça principal de Taltal e próximo ao recém reformado teatro Alhambra. A ideia era formar um conjunto cultural entre o teatro e a nova biblioteca.
As proporções do lugar -um terreno de 40 metros de profundidade por 7 metros de largura- definem em grande medida a organização espacial do edifício.
Optou-se por dividir o programa em três plantas, criando espaços de variadas alturas dependendo do tipo de sala de leitura. Além disso, pensamos um pátio interior que divide a zona pública da zona de trabalho interno, e que também funciona como uma zona de leitura informal.
Um dos temas que nos preocupou no momento de desenvolver o projeto foi que o edifício ia ter uma altura superior ao promédio dos edifícios da cidade. Por tanto, íamos ter uma fachada de 7 metros até a praça, e dois muros mediadores de 40 metros cada um —80 metros no total—, que se veriam desde grande parte da cidade. Devido a isto, decidimos trabalhar estes muros como fachadas e não simplesmente como muros mediadores. Esta ideia influi tanto no desenho das grandes clarabóias que iluminam a sala principal, como num tratamento que desenvolvemos para lhe outorgar una textura aos concretos exteriores.
Nos dois primeiros níveis se utilizou uma estrutura de pilares de concreto armado e lajes envigadas, para liberar quase completamente o espaço interior. No nível superior decidimos realizar uma série de volumes em estrutura metálica e revesti-los em chapas metálicas onduladas.
Para atingir o relevo e a texturização dos concretos exteriores trabalhamos em conjunto com uma empresa fabricante de concretos e uma empresa de moldagens. A ideia por trás da fabricação era que o concreto ao enfrentar as texturas mais ou menos rugosas mudaria sua cor de acabamento. Como padrão do projeto se utilizou figuras ornamentais que encontramos presentes no teatro Alhambra e também em varias edificações da cidade.