O Bluetube Bar apresenta o sistema TUBE-IT como uma forma viável e flexível de construção de baixo custo. O método é baseado em uma montagem de “tubos corrugados” e “grampos de plástico” que foi recentemente testado na construção de um bar temporário para o festival anual acadêmico em Porto – [Queima das Fitas do Porto 2010].
Horizontalmente, a área de intervenção disponível é limitada a um quadro de 3x3m, enquanto verticalmente a construção não deve exceder os 5m de altura. Restrito pelo pequeno orçamento, o dispositivo funcional demandado / edifício deveria, no entanto, enfatizar um resultado notável e sedutor por sua materialidade.
Quando aplicado o sistema TUBE-IT, o material principal escolhido – o tubo – é enrolado ao redor de uma estrutura dada de forma helicoidal. Além de seu papel estrutural – isto é, para prender as diferentes camadas de tubos entre si e com a estrutura – os grampos plásticos reforçam o impacto visual do todo. Este tipo de tubo, normalmente utilizado como elemento infraestrutural, torna-se elemento primário do desenho do projeto.
Conceitualmente, a abordagem parte de um sistema modular de repetição e explora a continuidade de um único elemento. O processo de construção – realizado “in situ” – salientou e demonstrou tanto a viabilidade como a versatilidade do sistema desenvolvido, reforçando, ao mesmo tempo, a ideia de que é possível admitir uma diversidade de outros desafios espaciais e construtivos.
- Cliente: Ae FAUP