A seguir a descrição do projeto feita por Urbanarbolismo.
O projeto foi construído em perfeita harmonia com um carvalho de mais de 100 anos existente no local. Concebido como um brinquedo de aventura ou um esconderijo para crianças e um espaço de relax para os adultos.
A forma do carvalho centenário, oferecia uma oportunidade imperdível de realizar uma tão sonhada casa na árvore. Entretanto, o principal condicionante do projeto foi não realizar nenhum tipo de corte nos galhos, nem no tronco da árvore e tampouco pregar ou aparafusar nada na estrutura da árvore. Para tal, foram realizadas inúmeras medições da árvore com a técnica da fotogrametria que permitiu criar um modelo em 3D exato da estrutura do carvalho. Assim a equipe pode planejar uma forma eficaz de colocar a casa entre os galhos sem danificar a estrutura original, deixando a árvore intacta.
A partir do modelo 3D foi desenvolvido todo o projeto, a casa cresce da própria estrutura da árvore, apoiada no tronco central e exibindo sua estrutura como raízes que se fixam no terreno circundante. De longe a casa fica camuflada quase completamente pela folhagem do carvalho deixando só aparecer suas raízes fictícias como se fossem parte das raízes da própria árvore.
A sala se encaixa perfeitamente no espaço central da árvore, a varanda é integrada com os ramos que se cruzam permitindo a sensação de ser envolvida pela natureza. O telhado foi projetado com materiais típicos da zona, que se adaptam perfeitamente nos ramos que atravessam o deck, o que dá a impressão de que se ramifica de dentro para fora da própria casa.
Muitos dos encontros da estrutura com o terreno se transformaram em formas de acesso da casa: uma ponte, uma escada de cordas, um escorregador e uma escada traseira que permite ao usuário ingressar na casa por uma das janelas laterais sendo as únicas partes visíveis a uma certa distância saindo debaixo das folhas. A iluminação do interior da casa se dá através de janelas ao redor da sala principal que preenchem o espaço com luz simulando a iluminação natural.
Para o acabamento da casa foram escolhidos retalhos de cortiça natural sem nenhum tipo de tratamento. A cortiça é um material da região, que por sua natureza resiste as intempéries. Espera-se que com o passar dos anos, a casa seja naturalmente envolvida com o líquen do próprio carvalho, o que permitirá um aspecto único à casa na árvore.
via: Inhabitat