A Jameson House é uma torre de 35 andares de uso misto no coração de Vancouver e inclui o primeiro empreendimento residencial do Foster + Partners na América do Norte – concluído no final do ano passado, o edifício já está quase todo ocupado. O projeto combina a restauração de edifícios históricos com uma nova construção: o nível mais baixo, de escritórios e comércio, articula-se com a malha urbana existente e revigora o centro da cidade, enquanto, acima, os apartamentos contemplam belas vistas da baía e criam um novo marco no skyline de Vancouver.
Fundindo o velho e o novo, a área conecta o centro financeiro com o núcleo criativo emergente da cidade, e o plano integra, ainda, duas estruturas do período da Beux-Arts de 1920: todo o pé-direito duplo interno do Ceperley Rounsfell Building foi restaurado à sua configuração original e a fachada do Royal Financial Building foi conservada.
O edifício acomoda onze andares de escritórios e comércio, e acima vinte e três andares de apartamentos. O desenho da torre articula essas diferentes funções: os dois primeiros andares acompanham o alinhamento das lojas ao nível da rua, enquanto os níveis superiores de escritórios alinham-se com o beiral da construção vizinha. Contrastando com a fachada limpa da área de escritórios, os andares residenciais projetam-se em quatro curvas intercaladas, a fim de permitir que a luz do dia alcance os prédios vizinhos, e orientadas para a paisagem.
A estrutura livre da torre suporta a variedade dos tipos de apartamentos, com interiores projetados pelo escritório e espaços de convivência alocados na profundidade das curvas. No topo do edifício, uma cobertura de dois andares e terraços jardins.
O projeto foi desenvolvido em resposta ao clima local, considerando trajetória do sol, ventos predominantes, níveis de umidade, temperatura do ar e taxas pluviométricas especificas de Vancouver. O grupo de engenharia estrutural da Foster + Partners –formalmente, PHA Consult- esteve envolvido desde o início no projeto. Isto levou a inovações, como piso frio (chilled floors) e um estacionamento mecanizado, o qual reduz o número de pisos de estacionamento e, consequentemente, a escavação do solo e os requisitos de iluminação e ventilação no subsolo.
Lord Foster disse: “Vancouver tem uma localização espetacular, rodeada por montanhas e o mar. O projeto aproveita, ao máximo, essas fantásticas formações naturais, com balcões e aberturas em curvas direcionadas à paisagem. A Jameson House desenvolve uma série de temas chaves que têm sido partes integrantes do nosso trabalho por vários anos. O plano combina a restauração com a nova construção; tem uma alta densidade e uso misto, oferecendo um modelo de vida urbana sustentável; e mostra inovação, tanto na evolução da construção de arranha-céus, como na agenda ambiental progressiva.”
Nigel Dancey, associado sênior da Foster + Partners disse: “A Jameson House é o resultado de um esforço de equipe: nós trabalhamos de perto com engenheiros ambientais, bem como com a cidade, desde o principio. Essa abordagem colaborativa conduziu as inovações, tanto no desenho da torre, como na pesquisa do programa – fomos capazes de, significativamente, aumentar a densidade da área ao criar um edifício misto altamente sustentável. E ao combinar estas diferentes funções com um projeto compacto, pudemos balancear o uso de energia com a mistura de atividades durante o dia e a noite.”