O Edifício W305 foi construído na Vila Madalena, um bairro alternativo e boêmio na Zona Oeste de São Paulo. Há anos, bares, restaurantes, lojas e galerias de arte vêm se instalando na região, ocupando e transformando imóveis no casario baixo e modesto ainda predominante, e trazendo ao bairro um público jovem e moderno.
A idéia do cliente era construir, no terreno de formato “L”, de 1.120 m2, um prédio de escritórios simples, mas charmoso como o próprio bairro.
Considerando o formato do terreno e a orientação (norte), projetamos um edifício composto de dois volumes articulados, mas bem distintos: o primeiro, longo, estreito e perpendicular em relação à rua, é um “maciço” recortado por aberturas – ora janelas, ora portas-balcão -, em que o interior fica resguardado de uma excessiva insolação nas fachadas voltadas a leste e a oeste; o outro, recuado em relação à rua e com fachadas voltadas a norte, sul e leste, tem moderada exposição ao sol e é inteiramente envidraçado, em todas as suas faces.
No térreo, há um grande espaço de estar e um café rodeados por um jardim, de uso exclusivo dos condôminos.
Ao longo de 8 andares estão distribuídas apenas 12 unidades de escritório, variando entre 80m2 e 250 m2, e apresentando um pé-direito de 5,12m– o pé-direito duplo dá a opção ao cliente de construir até 2 mezaninos por unidade. Terraços e pequenos balcões contribuem ainda para dar aos ambientes um clima fresco, relaxado e descontraído.
A caixilharia modulada, a disposição das prumadas de instalações e o piso elevado são outros elementos que oferecem às unidades grande flexibilidade e liberdade de customização.
Completam o edifício um deck de cobertura (de uso exclusivo dos escritórios do último pavimento) e 3 níveis subterrâneos de garagem, a incluir um bicicletário.
O despojamento é uma característica marcante do projeto – está presente nos materiais (painéis pré-moldados de concreto na fachada, aço galvanizado/madeira na caixilharia e malha metálica nas áreas técnicas), no layout dos escritórios, nas áreas comuns e, certamente, nos usuários para quem pensamos o Edifício W305.