Escola Secundária D. Dinis / BAK Gordon Arquitectos

O projecto de modernização da escola secundária D. Dinis teve a particularidade de ser pioneiro no âmbito das reformas em curso levadas a cabo pela Parque Escolar, e simultaneamente corresponder a uma tipologia que abrange cerca de 70% das escolas secundárias em Portugal – a Pavilhonar.

© FG + SG

Os projectos pavilhonares, maioritariamente construídos durante a década de 70, foram projectos elementares, seja do ponto de vista programático e funcional, seja do ponto de vista construtivo, onde a ausência de isolamentos térmicos ou acústicos, de infra-estruturas de climatização e outras revelavam a um só tempo a escassez dos empreendimentos.

Planta baixa

A reforma de modernização assentou em primeiro lugar numa melhoria programática acrescentando e recolocando espaços funcionais (como é o caso da biblioteca, sala polivalente, áreas de estudo livre para alunos e professores, espaços departamentais, etc.) numa localização epicentral face às construções existentes para que toda a actividade escolar gravite em seu redor. Por outro lado melhorar as condições arquitectónicas, construtivas e respectivas infra-estruturas nas edificações existentes. Por fim, oferecer à escola condições que permitam uma melhor gestão e exploração dos seus próprios recursos.

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O edifício novo, que diferencia a escola secundária D.Dinis, é uma espécie de espaço central, sem principio nem fim, onde se instalam as funções vitais da nova escola, e a partir do qual se coligam todos os pavilhões existentes.

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Aquilo a que nos primeiros debates, que antecederam o projeto de modernização, sempre foi apelidado de “learnig street”. O sistema construtivo deste novo edifício não foi indiferente ao fato de toda a construção ter sido realizada em apenas seis meses, tendo-se optado por uma tipologia de obra limpa, estrutura metálica e paredes exteriores em sistema de “sandwich”, acabada a chapa ondulada quer no exterior quer no interior. A cobertura é também em chapa metálica, sobre a qual se apoiam os respectivos isolamentos térmicos e acústicos.

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Contrastando com a cor branca da parede periférica, o pavimento contínuo é vermelho, elemento que se estende às construções existentes, e que de certa forma unifica o conjunto.

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Ficha técnica:

  • Arquitetos:Bak Gordon Arquitectos
  • Ano: 2008
  • Área construída: 1500 m²
  • Área do terreno: 25730 m²
  • Endereço: Chelas Lisboa Portugal
  • Tipo de projeto: Educacional
  • Operação projetual:Ampliação
  • Status:Construído
  • Materialidade: Metal
  • Estrutura: Metal
  • Localização: Chelas, Lisboa, Portugal
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetura Coordenação: Ricardo Bak Gordon
  2. Arquitetura Colaboração: Luís Pedro Pinto, Pedro Serrazina, Sónia Silva, Vera Higino, Walter Perdigão

Informação Complementar:

  1. Cliente: Parque Escolar EPE
  2. Especialidades
  3. Fundações, Estruturas, Instalações Hidraúlicas: BETAR
  4. Instalações Eléctricas, ITED, AVAC, Física, Acústica: LMSA
  5. Paisagismo: PROAP
  6. Empreitada: Mota-Engil

Sobre este escritório
Cita: Igor Fracalossi. "Escola Secundária D. Dinis / BAK Gordon Arquitectos" 06 Fev 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-28095/escola-secundaria-d-dinis-bak-gordon-arquitectos> ISSN 0719-8906

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