Projetada para ser implantada em um lote de um condomínio na cidade de Santana do Parnaíba, foi possível desenvolver o projeto desta casa com a contribuição de seu futuro morador que, de uma maneira pouco usual nestas situações, concordou com uma casa que estabelecesse uma relação mais franca com a rua.
Dois pórticos paralelos entre si são cortados por um volume retangular que está implantado no sentido longitudinal ao lote. Esta disposição configura novas situações de permanência em um terreno de acentuado declive.
O volume longitudinal, que na verdade abriga toda área intima e serviços – quartos, sala de TV e lavanderia – está conectado em nível com a garagem e possui sua circulação voltada para o pátio que dá acesso a área de lazer, piscina e sauna.
Sua laje cobertura determina o nível da sala de estar e se estende, em nível, até o passeio público, conformando literalmente uma rua interna.
Já os pórticos perpendiculares ao volume dos quartos abrigam o restante do programa; à frente o pórtico marca a entrada como um abrigo para quem chega do passeio público, além de conter a cozinha.
Nesta situação desenvolvemos um sistema de brise, que será construído em madeira e terá, além da função de proteção contra radiação solar, o papel de preservar, quando necessário, a vida cotidiana da casa.
No segundo pórtico, em outra extremidade do prisma e ao fundo do lote, está o restante do programa; sala de estar e jantar, conectados a cozinha por uma passagem suspensa fechada por vidro.
O hiato entre o estar e a cozinha conforma um pátio suspenso, voltado para a principal vista do condomínio; uma grande área de preservação natural que emoldura a paisagem.
- Obra e gerenciamento de obra: Apiacás Arquitetos
- Fotografia: Pregnolato & Kusuki Estudio Fotogáfico