Concurso de Estudantes | 9ª Bienal 2011 – Viva Mangueira / Débora Zukeran, Luisa Teixeira, Yasmin Cohen

O projeto foi premiado no Concurso de Estudantes | 9ª Bienal Internacional de Arquitetura 2011 – Categoria: Destaque – Viva Mangueira.

O LOCAL E ESTRATÉGIA DE OCUPAÇÃO

Situado na área central da cidade do Rio de Janeiro, o projeto propõe uma integração entre comunidade da Mangueira e o bairro do Maracanã. A área escolhida, compreendida em aproximadamente 9500 m² e contém uma variedade de situações que servem como paradigma para intervenção urbana e apresenta ligação interurbana através da linha férrea, metrô e uma grande avenida (Av. Radial Oeste).

Situação

A estratégia de intervenção foi a de conectar a área da comunidade da Mangueira a cidade formal detectando situações de vazios urbanos: galpões abandonados ou de uso indevido. A área projetada foi escolhida por apresentar um tecido urbano informal já consolidado em uma topografia em aclive e proporcionar a oportunidade de articular as cidades formal e informal através de coerentes espaços livres e equipamentos urbanos, características presentes em diversas localidades do Rio de Janeiro, concebendo assim um modelo de intervenção adaptável a situações diversas.

Localização

MOBILIDADE

O local escolhido situa-se numa área privilegiada por sua ligação com o sistema de transportes. O sistema de trens possui uma estação em frente à área escolhida e a estação de metrô Maracanã situa-se a poucos metros do local. A Av. Radial Oeste é um importante corredor de transportes públicos e corta inúmeros bairros do subúrbio carioca.

Diagrama

Internamente, foi criado um sistema de vias que prioriza o pedestre. Esse sistema está ligado, por sua vez, ao conjunto de espaços livres que articulam a vida social da comunidade.

HABITAÇÃO

Previsto um total de 61 unidades em 18 blocos, as unidades de habitação atende a três perfis familiares: casal com filhos, casal sem filhos e solteiro. Ainda foram previstas, da totalidade, 18 unidades temporárias destinadas a famílias removidas de áreas de risco até que sejam permanentemente realocadas.

Imagem 2

Agrupadas em torno de áreas livres centrais formando pequenas quadras, as edificações dialogam com a identidade da comunidade possuindo o máximo de 3 pavimentos e cobertura de uso condominial.

Implantação

COMÉRCIO E SERVIÇOS

O comércio foi disposto em meio às áreas habitacionais seguindo o padrão existente na comunidade. Foram previstas áreas de comércio e serviço no térreo dos blocos residenciais e quiosques pontuais, consolidando o uso do espaço livre.

Usos/ Vistas / Implantação

EQUIPAMENTOS EDUCACIONAL E DE SAÚDE

Estão previstos dois equipamentos urbanos principais: um Centro de Desenvolvimento Infantil (creche) e um Posto de Saúde. A creche destina-se principalmente aos moradores da comunidade enquanto o Posto de Saúde, por situar-se na Av. Radial Oeste e junto às estações de trem e metrô, foi pensado como equipamento de uso metropolitano e seu posicionamento ressalta a ligação da comunidade com o sistema de transporte.

Corte e inserção

ESPAÇOS LIVRES

A distribuição dos espaços livres foi um fator preponderante no desenvolvimento da intervenção. Os espaços livres têm por objetivo não apenas criar áreas de convívio, mas articular os diferentes elementos do projeto.

Imagem 3

Procuramos reproduzir as vivacidades dos espaços já encontrados na comunidade. Ao mesmo tempo tivemos como objetivo requalificar a densidade e abrir mais os espaços internos.

Imagem 4

Ficha técnica:

  • Arquitetos:
  • Ano: 2011
  • Área construída: 2647 m²
  • Área do terreno: 9536 m²
  • Endereço: Favela da Mangueira, Tijuca Rio de Janeiro Brasil
  • Tipo de projeto: Equipamento Urbano
  • Operação projetual:Requalificação
  • Status:Concurso
  • Materialidade: Vidro e Metal
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Favela da Mangueira, Tijuca, Rio de Janeiro, Brasil

Equipe:

  1. Alunos: Débora Zukeran, Luisa Teixeira, Yasmin Cohen.
  2. Colaboradores: Fabiano Pires
  3. Orientador: Prof. Arqto. Carlos Eduardo Feferman
  1. Instituição de ensino: Universidade Federal do Rio de Janeiro

Text Message Html

Cita: Joanna Helm. "Concurso de Estudantes | 9ª Bienal 2011 – Viva Mangueira / Débora Zukeran, Luisa Teixeira, Yasmin Cohen" 09 Fev 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-29510/concurso-de-estudantes-9a-bienal-2011-viva-mangueira-debora-zukeran-luisa-teixeira-yasmin-cohen> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.