Clássicos da Arquitetura: Neue Staatsgalerie / James Stirling e Michael Wilford

Em 1977, como parte de uma grande iniciativa de planejamento da cidade, o primeiro ministro de Baden–Württemberg, Hans Filbinger, organizou um concurso internacional privado para o projeto da Neue Staarsgalerie que revitalizaria e revigoraria a influência cultural em Stuttgart, Alemanha. O concurso colocou as questões de se fazer uma conexão com a antiga Staatsgalerie de 1843, bem como de se atravessar o marcante declive do local. Em 1979, a escolha unânime do júri foi o projeto de James Stirling e Michael Wilford.

© flickr jaime.silva

Concluído em 1984, o projeto de Stirling incorporou o declive do terreno como parte de um passeio arquitetural que direciona a passagem pública através do edifício, introduzindo as transições da arte clássica da Alte Staatsgalerie e a arte moderna da Neue Staatsgalerie em uma resposta arquitetônica contínua.

© flickr jaime.silva

O desenho de Stirling surgiu da ideia de combinar elementos do design tradicional dos museus clássicos do século XIX com o moderno, complementado por elementos industriais que acabariam por evocar a atemporalidade, ainda que em constante evolução, da essência da arte e da arquitetura.

© flickr jaime.silva

O museu é uma série de integrações com o local e períodos da arte e do design. Stirling reúne materiais do passado, travertino e arenito, com aço industrial colorido por todo o museu de forma a respeitar a arte e o design do século XIX, desenvolvendo uma relação com materiais modernos que resulta num museu singular, baseado na combinação de elementos históricos com um vocabulário moderno.

© flickr jaime.silva

Apesar da incorporação de mais elementos modernos justapostos aos materiais clássicos, o desenho do museu é reminiscente do estilo neoclássico da Alte Staatsgalerie. Similar à antiga galeria, Stirling insere a disposição restrita em formato “U” dos espaços da galeria para criar uma organização tradicional com uma estética contemporânea.

© flickr jaime.silva
© flickr jaime.silva

Através do museu, o arquiteto implementa uma série de cores como identificadores da função. A entrada principal possui uma treliça metálica azul que se fixa às paredes de travertino e tubos metálicos em rosa claro e azul que demarcam por onde a circulação acontece. Este é o caso em que o passeio público passa pelo edifício enquanto atravessa o declive do terreno.

© flickr jaime.silva

A área mais proeminente do museu é o átrio central que une o jardim de esculturas com o passeio público que o atravessa. É o único espaço do edifício que faz referências diretas aos tradicionais projetos de museus do século XIX; existem colunas, frontões, arquitraves e revestimentos desenhados de pedra que interagem com o passeio público que envolve o átrio circular.

© flickr jaime.silva

Ficha técnica:

  • Arquitetos:James Stirling e Michael Wilford
  • Ano: 1984
  • Endereço: Konrad-Adenauer-Straße 32 Stuttgart Alemanha
  • Tipo de projeto: Cultural
  • Status:Construído
  • Materialidade: Pedra e Metal
  • Localização: Konrad-Adenauer-Straße 32, Stuttgart, Alemanha

Sobre este escritório
Cita: Fernanda Britto. "Clássicos da Arquitetura: Neue Staatsgalerie / James Stirling e Michael Wilford" 11 Fev 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-29891/classicos-da-arquitetura-neue-staatsgalerie-james-stirling-e-michael-wilford> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.