A antiga escola primária de XiaoQuan foi severamente destruída durante o catastrófico terremoto Sichuan de 5.12 em 2008. Financiado por doações, o projeto é construir a nova escola no centro da velha cidade de Xiaoquan. O programa consiste no edifício principal de salas de aula, salas para diversas atividades, salas para os professores, edifícios de alojamento estudantil e refeitório. A nova escola acolherá mais de 900 alunos.
O projeto foi concebido como um aglomerado de pequenos edifícios para criar uma microcidade como um campus. A fragmentação ao invés da união dos blocos na composição produz diversos espaços de caráter urbano como ruas, praças, pátios e patamares em várias escalas. Estes espaços são destinados a encorajar as crianças a atividades espontâneas e diversificadas.
Pequenos cantos lúdicos e labirintos como locais de passagem e playgrounds são criados para provocar a imaginação e a criatividade da criança. Através disso, também pretendemos continuar a memória do espaço urbano da cidade de Xiaoquan no edifício da escola, de modo a evitar que se perca completamente a continuidade do tecido urbano durante o processo de reconstrução após o terremoto.
O projeto responde ao clima úmido e quente. Dispositivos de barreira solar, ventilação natural e redução do calor são elementos importantes a serem considerados. Além disso, exploramos maximizar o uso de recursos locais e artesanato que podem ser adquiridos. Materiais locais como madeira, tijolo e bambu são usados para janelas, paredes e tetos.
Os tijolos reciclados do terremoto são aplicados na pavimentação. O concreto moldado in loco é usado para a estrutura aparente. A construção é completamente executado por um empreiteiro local e seu custo é bem controlado com orçamento econômico de RMB 1,500 yuan por metro quadrado.