A Fundação Iberê Camargo de Porto Alegre expõe até 4 de março de 2012 a mais expressiva coleção de obras do mestre Giorgio de Chirico (1888-1978) já apresentada no país. A mostra De Chirico: O Sentimento da Arquitetura – obras da Fondazione Giorgio e Isa de Chirico está sendo organizada com a colaboração da instituição que fica sediada em Roma e tem curadoria da crítica de arte e arquitetura italiana Maddalena d’Alfonso.
Serão apresentadas 45 pinturas e 11 esculturas do chamado período neometafísico do artista, nos anos 60/70, além de 66 litografias da década de 30. As gravuras são livremente inspiradas nos Calligrammes, do poeta e amigo Guillaume Apollinaire, um conjunto de 86 líricas, das quais 19 eram precisamente caligramas: poemas visuais cujos versos são dispostos na página de modo a formar um desenho.
A arquitetura é um dos temas centrais da pintura do italiano. Em suas obras ele estabelece a relação entre a figura e espaço arquitetônico, onde o imaginário urbano e a cidade encarnam a dimensão psicológica do homem moderno. A mostra fica na Fundação até 4 de março de 2012.
Exposição: De Chirico: O Sentimento da Arquitetura
Local: Fundação Iberê Camargo – Porto Alegre-RS
Data: até 4 de março de 2012
Fonte: WIKIARQ