Este projeto, que é a segunda unidade inaugurada pelos Colégios Terraustral no distrito de Maipú nos últimos dois anos, consistia em projetar um prédio para 3.400 alunos, que podia desenvolver-se em etapas de acordo com a demanda real de matrícula.
Assim, ao término da primeira etapa de construção, entregou-se um colégio para 2.600 alunos, e com a segunda etapa em execução se completará a infraestrutura para a capacidade requerida, ao segundo ano de operação.
A forma longitudinal do terreno (com uma grande frente ao norte-300m- até a Avenida 4 Poniente) e a necessidade de dar continuidade a toda a edificação, condicionaram o partido formal que distribui o programa de 13.500m2 em um edifício de quatro pavimentos em forma de “pente”, abrindo seus pátios para o norte, repetindo o esquema de transparência e de abertura da sua dinâmica interna já testado no Colégio del Sol.
Desse mesmo modo, a solução formal do projeto dá continuidade à idéia de oposições, iniciada com o Colégio del Sol, que neste caso se vê refletida no contraste entre o uso do concreto aparente e a incorporação de revestimentos de madeira em cores verdes, que destacam os volumes principais do conjunto.
Uma das maiores apostas deste projeto foi a recuperação dos espaços de pátio mediante o uso das coberturas dos volumes do primeiro pavimento, criando terraços que servem como extensão das salas de aula, que se desenvolvem nos andares superiores, diferente dos “pátios de jogos” que estão no térreo.