Em uma área 67 mil metros quadrados no bairro Horto, em Belo Horizonte, no espaço onde funcionou uma unidade da FEBEM (popularmente conhecido como prisão de jovens), 15 edificações estão sendo totalmente adaptadas e reestruturadas para receberem os núcleos do Plug Minas.
Com implantação modular, o Plug Minas iniciou suas atividades em 2009, com a instalação do Núcleo Valores de Minas e o Núcleo Oi Kabum!. Em 2010 os Núcleos de Empreendedorismo Juvenil, Caminhos do Futuro, Amigo do Professor e INOVE – Jogos Digitais foram inaugurados. Ao final de 2010 cerca de 5 mil pessoas, entre jovens e professores, eram atendidas no centro.
Nos núcleos do Plug Minas, os estudantes participam de atividades educacionais totalmente gratuitas, com aulas de produção de áudio, vídeo, design gráfico, empreendedorismo, teatro, dança, desenvolvimento de games, entre outros. O centro tem também atividades voltadas para os professores da rede pública de ensino e cada núcleo é mantido por parceiros da iniciativa privada.
O núcleo “Caminhos do Futuro” é a porta de entrada do PlugMinas. Possui uma galeria formal para exposições, onde os alunos e a comunidade têm oportunidade de exibir e apreciar os trabalhos desenvolvidos no PlugMinas e de artistas convidados. Mas todo o edifício, o foyer, o pátio de chegada, a praça posterior, foram projetados para funcionar como uma galeria informal para manifestações diversas.
Na parte posterior do edifício, a praça das árvores ou praça dos “morrinhos” termina por receber e preparar o visitante para o passeio repleto de árvores oriundas ainda da antiga FEBEM. Nesta praça, as árvores e a topografia existentes foram contornadas pela pavimentação, resultando em calotas verdes onde descansam as árvores preservadas.
A passarela de ligação entre os núcleos foi executada em concreto pigmentado vermelho. Nas proximidades de cada núcleo o piso se dobra ou levanta do solo em totens de identificação e orientação.
Placas de comunicação em painéis compostos de alumínio abraçam os totens. Nas extremidades da passarela dois grandes totens com10 metrosde altura arrematam a composição.
Para os pavilhões existentes da antiga FEBEM foram adotados detalhamento padrão de fachada e recuperação dos telhados existentes. Grades e elementos de coerção foram substituídos por generosos panos de vidro, O interior de cada núcleo ficou a cargo do parceiro mantenedor.
O paisagismo geral se beneficiou das antigas árvores existentes, bosqueando sem canteiros ou composições com uso somente de grama. Apenas na rotatória de entrada foi executado paisagismo com intenções exuberantes e geometria dura, composto com várias espécies de capins, gramas e flores.
Informação Complementar:
- PlugMinas:
- Construtora: Sengel Construções Ltda.
- Fotografia: Gustavo Xavier , Rafael Yanni