Em 2006, fomos convidados para projetar a revitalização de uma fazenda para um congresso, de apresentação de uma empresa, realizando eventos corporativos e atividades de lazer.
Para este propósito nosso cliente comprou uma fazenda do século XIX, localizada em um grande terreno. A fazenda incluía uma destilaria com sua chaminé. Desde 1926, algumas cegonhas viveram nesta chaminé. Isso se tornou o motivo principal para a compra desta fazenda.
A fazenda está situada a 50 quilômetros ao sul de Praga. A paisagem do entorno relembra a de uma área próxima ao pé de uma montanha com um grande complexo de florestas, vastos prados, pântanos e uma extensa rede de lagoas. No final dos anos 1980, a fazenda foi abandonada e os edifícios se deterioraram rapidamente.
Os únicos e solitários moradores remanescentes eram as cegonhas da chaminé. O ninho de cegonha (Stork’s Nest) tornou-se um símbolo para nós, o que influenciou na concepção do picadeiro e no pensamento sobre todos os elementos deste projeto. Não foi um símbolo formal para nós. Ficamos fascinados com a fidelidade da cegonha. Quase 90 gerações de cegonhas estão retornando da África para a fazenda e nós tentamos desenhar o espaço de forma a trazer as pessoas de volta novamente.
Estas aves também nos fascinaram pela resistência na construção de seus ninhos. Após décadas, elas constroem da mesma forma, sem dúvidas sobre a forma e o material, ainda no mesmo lugar e sem desejo de originalidade, o que incomoda todos os arquitetos e construtores atualmente.
As cegonhas não procuram lugares excepcionais. Elas não querem se distinguir e competir com as outras. Tornaram-se um símbolo para nós na abordagem de construção. Nosso projeto da fazenda foi conduzido com humildade frente a estas aves arquitetas.
A antiga fazenda consistia em um pátio fechado de uma planta quase quadrada e a adição de um chiqueiro. O pátio abrange duas residências, uma destilaria, um celeiro e um estábulo. Valiosos objetos foram preservados e os edifícios de baixa qualidade foram demolidos e substituídos.
O pátio residencial consiste de uma recepção, um hotel, um centro de conferências, um restaurante, uma piscina e um boliche e casa com jardim privado para os convidados VIP. Ao lado deste pátio, construímos um novo estaleiro para os animais. Nesta parte, posicionamos um picadeiro em forma de ninho de cegonha.
Possui um diâmetro externo de 34 metros e altura de 12,5 metros. O edifício é usado para montaria ou para uma variedade de apresentações, eventos sociais e culturais. A estrutura deste espaço situa-se próxima aos estábulos e está conectado ao restaurante. Uma estrutura de apoio é feita de vigas de madeira de MLC.
Já o revestimento externo é de policarbonato translúcido. As toras de carvalho proporcionam à estrutura uma aparência expressiva e ainda sombreamento. Elas foram fixadas ao edifício com um peso total de 200 toneladas, com comprimentos de 7,9 e 11 metros.
No topo do edifício existe uma claraboia com diâmetro de 8 metros. Tem função de intensificar a ventilação do espaço interno através do fluxo natural de ar. A ventilação natural da arena proporciona um clima agradável.
A superfície de montaria é feita de areia com irrigação capilar para a prática do esporte. Pode ser coberta com placas de compensado durante alguns curtos eventos. A área de montaria é circundada por uma barreira protetora e um estande para aproximadamente 200 pessoas. Existem ainda estandes VIP nos pisos superiores.
A fazenda do ninho de cegonha (“Stork Nest Farm”) foi concluída em 2010. A arena de montaria se tornou um marco nesta região e um elemento que atrai massivamente a atenção da vizinhança.
Posteriormente, nosso escritório desenhou o centro para a proteção da fauna na fazenda e, recentemente, uma grande arena de montaria retangular.
- Cliente: Farma Čapí hnízdo, a.s.
- Texto original em inglês cortesia dos autores.