O projeto para edifício da nova sede da STELMAT procura acima de tudo uma grande sintonia e identificação com os valores da empresa. O conceito assenta em dois pilares fundamentais. A aplicação da máxima da empresa “ tecnologia que gera economia” ao edifício, e a exploração do conceito de free marketing inerente à construção de um novo edifício que se destaca na sua envolvente.
O primeiro pilar, subdivide-se em duas áreas distintas: tecnologia de funcionamento e tecnologia de sustentabilidade. Ambos, através da eficácia dos layouts criados, emprego de materiais e de um estudo sustentável rigoroso, contribuem para a criação de um edifício que tem um papel activo na produtividade da empresa com reflexo nos seus resultados económicos.
O segundo pilar, do marketing gratuito, baseia-se na capacidade que se pretende que o edifício tenha, de se tornar num ponto de referência da cidade, com amplos reflexos na difusão da marca STELMAT, não só a clientes como ao público em geral.
Os mais de 2500m2 de área de escritórios, desenvolvem-se em open space , com forte relação com o exterior, sendo pontuados por zonas exteriores de varanda e terraço com cobertura vegetal, contribuindo para a criação de um ambiente de trabalho mais favorável e consequentemente produtivo.
São várias as opções tecnológicas que colocam o edifício em grande destaque ao nível da sustentabilidade. Coberturas vegetais, sistemas de sombreamento, uso de painéis fotovoltaicos, sistemas de reutilização de águas pluviais, entre outros, possibilitam uma maior eficiência energética e diminuição de uso de recursos, como é objetivo da empresa não só por motivos económicos, como também pelo seu carácter pedagógico.