No ano de 2009, o escritório TYIN Tegnestue trabalhou em vários projetos de pequena escala na Tailândia. Old Market está construído em um antigo edifício de 100 anos; a seção da biblioteca proposta é de 3×9 metros, com um pátio ao fundo, frente a um pequeno canal. O teto e as paredes estavam em mal estado e era importante construir o novo espaço sem associar-se às velhas estruturas.
A alta laje da sala principal recebe então um “loft” que gera uma situação mais íntima abaixo e, também, acima. A biblioteca é dividida em duas zonas ao longo da sua extensão, um corredor associado a uma parede de livros e outro espaço para ler e relaxar.
Depois da sala principal aparece um espaço menor, o estúdio, em que um antigo vaso sanitário serve como vaso para uma árvore. No pátio ao fundo, adicionou-se uma pérgula, construída para filtrar a luz do sol e o calor, e trepadeiras de jasmim foram colocadas em velhos vasos de cerâmica.
Um dos principais desafios para a comunidade são as inundações durante a temporada de chuvas. Neste período, a água pode chegar a 50 cm acima do nível do solo. Reter a água seria muito difícil, por isso a solução foi elevar os níveis para garantir que a biblioteca possa ser utilizada durante esse período. As paredes de concreto e a ventilação evitam que a umidade apodreça as construções de madeira.
Um princípio muito importante neste projeto é o uso de materiais locais e reaproveitados. As estantes são feitas de caixas de madeira em um dos casos, enquanto que a base do revestimento são peças de madeira reutilizadas. Os materiais construtivos tinham maiores exigências de qualidade e foram comprados em uma loja de segunda mãe de madeira local.
As pessoas da comunidade Min Buri de Old Market pertencem a um grupo chamado os pobres urbanos, porque não têm a segurança da propriedade da terra e têm um acesso limitado a serviços como saúde, água, saneamento, habitação, educação e emprego. Embora muitas pessoas tenham alguma renda, as carências aumentam à medida que a densidade da cidade aumenta. Os pobres urbanos, em áreas como Min Buri, são, em muitos aspectos, um grupo a margem dos sistemas de apoio social.
Para TYIN não é importante apenas a construção de um biblioteca, mas também buscar que os esforços realizados reverberem em uma maior escala. Mediante o uso de materiais locais, de baixo custo, tratou-se de mostrar que a iniciativa pode partir dos próprios habitantes da comunidade, usando seus próprios recursos. O objetivo do projeto é fortalecer o sentimento de identidade, o que pode contribuir com um desenvolvimento positivo na área.
Além disso, os habitantes foram envolvidos no processo. Inicialmente, foram pesquisadas as necessidades da comunidade através de reuniões periódicas. As reuniões acompanharam desde o projeto e a construção de modelos até a limpeza do pátio de recreação. Mais do que conhecer as pessoas, os arquitetos buscam gerar uma consciência em torno dos desejos e dos desafios da comunidade.
Não foi sempre fácil chegar a todos, especialmente aos adultos, mas quando projeto se fez mais tangível e real, isso mudou. Quando a construção começou, formou-se um grupo de trabalho estável, gerando maior apego pessoal á biblioteca, algo fundamental para que o espaço funcione a longo prazo.
- Cliente: Comunidade Old Market
- Programa: Casa Comunitária
- Custo: 27.000 NOK