No exterior o edifício constrói com planos brancos um volume elementar. O espaço principal é um contínuo que nos leva desde a rua até à rocha quartzítica posta a nú.
Primeiro o pórtico de entrada. Depois o pátio-adro flanqueado pelas duas rampas e pelas alas do centro comunitário. Ao fundo o espaço central da igreja, inesperadamente envidraçado e transparente.
Por último o pátio exterior construído com a rocha existente, o ar, a luz zenital, água e plantas. Um espaço exterior aberto à contemplação.
A sala da igreja é de planta quase quadrada. Também o altar é uma mesa quadrada. Estas formas estáveis e centradas permitem-nos sentir que a celebração é presidida e consiste na congregação voluntária de um conjunto de fiéis.
A extrema simplicidade do espaço, da linguagem arquitectónica e do desenho dos objectos tem como objectivo a criação de um espaço de liberdade em que os protagonistas são as pessoas e os acontecimentos.
A arquitectura deve encenar o mínimo e da maneira mais intensa.
Equipe de trabalho: Arquitetos: Inês Lobo, João Maria Trindade, Flávio Barbini, Maria João Barbini, Luís Barros, Filipe Homem, Paula Miranda, Susana Rato, Pedro Ricciardi, João Manuel Alves, Inês Cortesão, Joanna Malitzki; Estagiários:Andreia Salavessa, Julieta Cunha, Sandra Macieira; Desenho gráfico: Nuno Pinto, João Rosário.
Informação Complementar:
Fundações e estrutura: AFA consultores de engenharia–António Adão da Fonseca WATER
Instalações: AFA consultores de engenharia – Paulo Silva
Instalações mecánicas: AFA consultores de engenharia –Isabel Sarmento
Calculo: NATURALWORKS – Guilherme Carrilho da Graça
Eletricidade, telecomunicações, segurança: AFA consultores de engenharia –Alexandre Martins e Fernando Aires
Custo: 2 776 000.00 €
Cliente: Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia da Sé
Cita: Joanna Helm. "Igreja de Santo António e Centro Social de São Bartolomeu / Carrilho da Graça Arquitectos" 26 Fev 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-33560/igreja-de-santo-antonio-e-centro-social-de-sao-bartolomeu-carrilho-da-graca-arquitectos> ISSN 0719-8906