Como todos os anos, o MoMA PS1 Young Architects Program anunciou o vencedor do concurso.Este ano, o prêmio foi concedido para o escritório HWKN. O projeto consiste numa plataforma e um pavilhão chamado de “Wendy“ e combina canhões de água, sistemas de limpeza de ar e um design muito original. O projeto prevê diminuir as emissões de gás carbônico equivalentes ao que produzem 260 carros. O projeto não só proporciona um espaço, mas também cria um ambiente experimental e de inspiração.
As instalações temporárias e ao ar livre do MoMa PS1 oferecem assentos, sombra e água. Os projetos são julgados por criatividade, sustentabilidade, reciclagem e uso de materiais e do espaço. O júri do YAP votou a favor do projeto de HWKN (Marc Kushner e Matthias Hollwich de New York) entre 5 talentosos finalistas.
Wendy será exibido na abertura do MoMA PS1, em Long Island City em junho, e pretende provar os limites da arquitetura em relação as questões de vento, chuva,música, visualização e identidade.
O pavilhão é coberto com nylon tratado com nanopartículas em spray de titânio para neutralizar as particulas poluentes. Além da materialidade, a forma espinhosa e os braços de Wendy pulverizará água e ar frio para reduzir a sensação térmica dos espectadores.
A proposta de HWKN para o YAP 2012 dá por certo criar um inesquecível verão no MoMA PS1, segundo Pedro Gadanho, curador do MoMA no MoMA’s Department of Architecture and Design. “É um icône. Através da combinação de materiais e sistemas de andaimes com o mais recente em nanotecnologia, o projeto é capaz de produzir uma nova relação ecológica e um gesto arquitetônico arrojado.”