Durante o século XIX, Alfred Nova York era uma região de importante design e produção de arquitetura com terracota, cerâmica e vidro. Muitos produtos industrializados de terracota usados em edifícios em Nova York e pelo país foram fabricados em Alfred. Recentemente, o Ikon.5 architects concluíra o Pavilhão de Arte McGee para a Escola de Cerâmicas do Estado de Nova York da Universidade de Alfred (Alfred University’s New York State College of Ceramics).
O pavilhão de arte McGee é uma expansão da Escola de Arte e Design da Escola de Cerâmicas do Estado de Nova Iorque; Projetado como um grande container de cerâmica para a exibição de arte e luz, o pavilhão situa-se em uma praça entre dois edifícios existentes na principal via de pedestres do campus, como uma realização da história da fabricação da cidade de Alfred.
A fachada de cerâmica, feita de tubos de terracota sem vidro, é uma proteção do sol e da chuva. Os tubos que constituem a fachada sugerem vasos de cerâmica e objetos de arte criados na Escola de Arte e Design. Sua pigmentação branca é similar à natureza dos estudantes que trabalham com arte no fim do semestre. Além disso, a composição escalonada da fachada é descontraída pelas prateleiras de artigos de cerâmica inacabados que envolvem os estúdios de arte.
Em balanço sobre uma parede de vidro, o pavilhão nitidamente engaja os observadores do campus como uma peça de arte de cerâmica e permite que se possa ver a galeria de exibição em seu interior e, consequentemente, expõe os trabalhos dos estudantes para o público. O espaço de exibição é inerentemente flexível e grande o bastante para expor robustas peças de arte contemporânea. Além disso, uma galeria mezanino volta-se para o hall de exibição de dois pavimentos, proporcionando uma perspectiva de voo de pássaro às obras tridimensionais. Ainda, o mezanino conecta a imersiva galeria, que é uma caixa preta para exposições totalmente imersivas formas artísticas em vídeo e áudio. Por fim, os estúdios de arte, estúdios expandidos de mídia, salas de história da arte e espaços de apoio são localizados abaixo da sala de exibições.
O pavilhão de Mc Gee é projetado para alcançar a certificação prata d e USGBC LEED através do controle da luz do dia nas galerias, cobertura TPO, sistemas de baixo consumo de água e alta eficiência em sistemas de aquecimento, ventilação e condição do ar, incluindo o calor irradiado nos pisos de concreto aparente dos estúdios e no espaço de exibição.