ZAP’ADOS / Bang Architectes

 

Criando um marco na paisagem

A operação localiza-se ao longo de um canal em St. Pierre, o qual é um antigo distrito industrial de Calais. Ela continua a renovação urbana iniciada por La Cité de la Dentelle (por Moatti&Rivière Architects) situada a 100 metros na direção que correm as águas.

© Julien Lanoo

Neste cenário urbano desolador, a conversão do salão industrial existente deve ser visível. A instalação futura deve sinalizar sua presença e convidar usuários potenciais, jovens e curiosos, a entrarem.

Edificação Antes da Intervenção © Julien Lanoo

O grande apuramento da entrada do edifício oferece uma visibilidade ampliada da empena oeste a partir da área ao redor. Esta empena, que foi completamente redesenhada, projetará uma forte marca dentro do espaço público.

© Julien Lanoo

Reclassificando o salão

O edifício existente é um salão industrial comum sem alguma característica proeminente, constituído de uma estrutura de concreto vedado por painéis de concreto pré-moldados e telha de cimento. O salão já foi uma fábrica de amendoim torrado, seguida por vários outros usos (inclusive uma pista de kart) antes de ser abandonado por alguns anos. Anterior à entrega e ao processo, o edifício foi degradado, vandalizado, transformando-se em uma estrutura não segura.

Edificação Antes da Intervenção Interior © Julien Lanoo

O primeiro trabalho foi abrir o salão escuro antes da raspagem e da recuperação estrutural. Isto foi possível através da remoção dos painéis de concreto pré-moldados nas fachadas leste e oeste a fim de liberar pontos de vista e trazer luz natural para o centro do edifício.

© Julien Lanoo

Expressando a nova atribuição do edifício

O centro da juventude e o parque de skate estendem-se para além da empena e formam duas saliência, o que claramente significa que o edifício possui um novo propósito. Uma das saliências está sobre o piso e emerge do clube do skatista e do centro da juventude, criando um ponto de contato entre os espaços interno e externo.

© Julien Lanoo

A outra está em balanço e é uma rampa de lançamento que tem vista para a praça da frente, destacando os skatistas que esperam sua vez para partirem. Os dois volumes prismáticos, como braços abertos, reclassificam o espaço livre da praça da frente e funciona como um convite para a entrada.

© Julien Lanoo

A expressão arquitetônica é unificada por um envelope comum feito de metal expandido, que torna a silhueta de um gancho em um prisma protuberante de uma forma singular híbrida.

© Julien Lanoo

A malha de metal permite que os espectadores assistam as atividades internas e é gradualmente perfurada do topo a base. A malha age como uma persiana, controlando a luz direta do sol e sua cor é marcante, deliberadamente ressaltada. Esta malha colorida protege o equipamento como o metal expandido, sendo altamente resistente e anti-grafite.

© Julien Lanoo

A vedação é duplicada com um segundo plano que protege os usuários dos ventos dominantes e reduz qualquer poluição sonora das casas próximas. Externamente ao edifício, a praça da frente é tratada com uma estrutura laranja que desenha as vagas de estacionamento, que sobrepõe as texturas dos revestimentos de piso existentes.

© Julien Lanoo

Conectando os dois programas

Dentro do salão, os diversos elementos dos programas são organizados longitudinalmente para otimizar o comprimento das pistas de skate e proporcionar uma entrada para o centro da juventude ao longo da fachada sul. Ao entrar no edifício, há uma série de salas fechadas e aquecidas instaladas à direita, identificadas pelo prisma emergente.

© Julien Lanoo

Esta disposição é construída com uma estrutura leve e posicionada sobre a laje existente, com entradas distribuídas ao longo da passagem interna. Esta passagem é totalmente integrada ao espaço usado para o parque de skate, separada por um corrimão que corre por toda sua extensão. A longa parede é revestida com um tecido acústico esticado para formar grandes “cavidades”.

© Julien Lanoo

Esta superfície de absorção é desenhada para reduzir a reverberação dos sons causados pelos skates sobre planos rígidos. A parede ainda proporciona janelas verticais que oferecem vistas para ambos os usuários do parque de skate e do centro de juventude.

© Julien Lanoo

Uma camada senoidal de grandes defletores acústicos é suspensa do teto para melhorar o conforto acústico dos usuários. Estes elementos técnicos provêm modificações baratas que modificam o espaço interno e escondem o teto deselegante.

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Bang Architectes
  • Ano: 2011
  • Área construída: 2750 m²
  • Endereço: 87 quai de Lucien L’heureux 621000 Calais França
  • Tipo de projeto: Equipamento de Lazer
  • Operação projetual:Requalificação
  • Status:Construído
  • Materialidade: Metal e Concreto
  • Estrutura: Concreto e Aço
  • Localização: 87 quai de Lucien L’heureux 621000, Calais, França
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Bang Architectes – Nicolas Gaudard e Nicolas Hugoo

 

 

Informação Complementar:

  1. Engenheiro: B&R ingénierie
  1. Cliente: Cidade de Calais
  2. Custo total: 1,5M euros H.T.

Sobre este escritório
Cita: Fernanda Britto. "ZAP’ADOS / Bang Architectes" 26 Fev 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-34615/zapados-bang-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.