A necessidade de abrigar um programa com usos de diversos tipos, buscando para cada um sua especificidade e sua dimensão mais adequada, gerou duas ordens sobrepostas que organizam a estrutura do novo edifício.
De um lado, duas construções de quatro pavimentos e com uma galeria de 19,50m de largura, dispostas em direção ao maior lado do terreno, que recebe os usos mais representativos e salas de aula, criando um pátio ajardinado entre elas; sobreposta a esse espaço, aparece uma estrutura mais arbitrária e com uma galeria menor- 10m- de dois pisos, gerando uma espécie de cobertura sobre o pátio, e abrigando os departamentos. A fachada, contínua e toda revestida do mesmo material, unifica o conjunto.
Um corte facilmente reconhecível e uma volumetria complexa e variada dão ao edifício um caráter mais singular de acordo com sua função de edifício público, conferindo-lhe uma presença que pode destacar-se dos edifícios residenciais adjacentes.
A disposição oposta dos acessos, além de permitir um uso diferenciado, gera uma tensão diagonal entre eles, que proporciona o percurso através do jardim. O pátio central converte-se então, em um ponto de união e coração do edifício.
Informação Complementar:
- Paisagismo: Local 4
- Construtora: Brues y Fernández Construcciones
- Fotógrafos: Fernando Alda e Pedro Pegenaute
- Orçamento: 22.000.000 €