O Museu de Belas Artes de Houston (MFAH), a instituição cultural líder da região, recentemente selecionou Steven Holl Architects para projetar um novo edifício para o museu de apoio para as suas coleções, exibições e diversos programas educacionais.
Após um concurso internacional, MFAH pediu a Steven Holl, Snøhetta e Morphosis que desenvolvessem conceitos específicos do local para a expansão planejada. O júri unânime escolheu Holl devido ao seu forte portfólio de museus construídos, como o Museu de Arte Nelson-Atkins e o recentemente concluído Cité de l’Océan et du Surf, demonstrando um senso de clareza e elegância tão aclamado pelo MFAH.
Embora o concurso demandasse por uma nova construção, o projeto integrará o Jardim de Esculturas de Lillie e Hug Roy Cullen desenhado por Isamu Noguchi bem como resolverá a expansão da Escola de Arte de Glassell. O novo museu ocupará dois hectares do terreno já pertencente à instituição que atualmente funciona como estacionamento e posicionar-se-á em frente à rua Bissonnet entre o edifício Audrey Jones Beck, projetado por Rafael Moneo e o edifício Caroline Wiess, de Mies van der Rohe.
“Estamos muito entusiasmados em colaborar com o MFAH para realizar esta excepcional expansão do museu em Houston. O incrível potencial deste projeto é um desafio inspirador. Estamos honrados em dar nossa total atenção e entusiasmo a este trabalho. Com o otimismo do novo diretor e curadores, o MFAH está prestes a realizar um campus expandido integral com novos espaços excelentes para a arte,” explicou Steven Holl e Chris McVoy.
Iremos mantê-los informados conforme o processo projetual continue para Steven Holl.
Veja alguns projetos de Steven Holl que já publicamos aqui: Espaço T , Museu do Oceano e do Surf e o artigo de sua autoria: Questões de Percepção: Fenomenologia da arquitetura.