Skidmore, Owings & Merrill LLP (SOM) foram escolhidos como os vencedores do concurso internacional de projeto do plano diretor para a inovação de Bohai em Pequim, o qual ilustra um novo modelo de desenho urbano compacto e ecologicamente avançado.
A proposta vencedora centraliza um novo bairro ecológico ao longo de uma linha ferroviária expressa, ligando a capital nacional ao porto da cidade de Tianjin enquanto alavanca os recursos econômicos e o modo de vida do corredor Pequim-Tianjin. A expansão da cidade comportará 17.6 metros quadros de empreendimentos de uso misto, concentrando-se em prover uma localização privilegiada para sedes de indústrias avançadas do crescimento dinâmico da orla de Bohai, uma região que já acolhe mais de um quarto do PIB da China.
Com metade do terreno de 1,473 hectares atribuídos a espaços abertos e naturais, a Inovação da Cidade de Bohai baseia-se no repertório de SOM de mais de sete anos de projetos urbanos sustentáveis e alto desempenho pela região – desde a premiada expansão do planejamento urbano sustentável de CBD em Pequim a inúmeros projetos em Tianjin, incluindo o rápido crescimento do bairro financeiro Yujiapu.
“A Inovação da Cidade de Bohai em Pequim estabelece um novo modelo de desenvolvimento de trânsito orientado em uma escala sem precedentes,” disse o coordenador de projeto Thomas Hussey do estúdio de planejamento urbano de SOM em Chicago. “O novo bairro aproveitará o trem de alta velocidade para unir duas grandes áreas metropolitanas e criar um ambiente urbano sustentável que concentra espaços para andar e densidades compactas ao redor de estações de trânsito, enquanto ainda preserva locais verdes e de agricultura existentes.”
O cliente comentou sobre o esquema de projeto vencedor em uma sentença escrita, “SOM projetou uma comunidade urbana humana, voltada para famílias e de uso misto em um quadro ambientalmente acolhedor para atrair pessoas talentosas e empresas chinesas e internacionais com visão para o futuro que querem se posicionar da mesma forma”.
Além de definir metas específicas e agressivas para água, energia, desperdício, energia renovável e eficiência da construção, o esquema de projeto vencedor se baseia no desenho paisagístico do escritório Turenscape que propôs um parque central úmido com o intuito de um sistema funcional sustentável que filtra e limpa a água da chuva antes de retorná-la aos rios adjacentes.
“Este projeto reforça o compromisso da China de um planejamento sustentável sensível e baseado no sistema de trânsito. Há um potencial imenso aqui e gostaríamos de trabalhar com o Governo do Distrito, a Empresa de Desenvolvimento e outras partes interessadas para definir o caráter da cidade e adaptá-lo para atender às necessidades e aos desejos das pessoas e indústrias que farão da Inovação da Cidade de Beijing em Bohai um modelo nacional de desenvolvimento de cidade satélite para a nova geração do país,” disse o parceiro de planejamento geral de SOM, Philip J. Enquist.
O plano diretor é desenhado com um distrito de negócios central organizado em torno de uma estação de trem de alta velocidade e cinco bairros distintos, oferecendo diversas casas, escolas, comércios e trabalhos. Modifica a malha viária para incorporar os alinhamentos da rodovia existente enquanto melhora a conectividade com a estação de trem e cria corredores com vistas especiais para empreendedores de marcas.
O conceito de SOM para a Inovação da Cidade de Bohai surgiu do concurso para “Parque de Negócios Avançados da Orla de Bohai em Pequim” realizado conjuntamente com o Comitê de Administração de Construção das Sedes da Parte Alta do Distrito Taihu de Tongzhou em Pequim e a Companhia de Desenvolvimento e Investimento de Xinghu de Pequim Ltda.
O plano ainda prevê uma rede de transportes multimodal avançada e destacada pela proximidade da cidade com o aeroporto da capital e o potencial de um novo aeroporto internacional ao sul de Pequim. Através da ligação da linha de trem com a linha de metrô, trânsito rápido de ônibus, bondes locais e rota de carros elétricos o plano permite que 80% do deslocamento pessoal na cidade seja no trânsito, a pé ou de bicicleta. Combinada com ruas especialmente desenhadas para pedestres e ciclistas, esta rede convenientemente conecta seus residentes aos espaços de trabalho vizinhos, escolas e equipamentos culturais ao longo de ruas verdes e corredores.