Terreno: A localidade de “Gorges de Franchard” é a maior e mais popular área florestal em Fontainebleau. É uma área muito sensível e de alto valor, dentro de uma nova reserva natural , a“biosfera”, e é apoiada pelo programa europeu PROGRESS.
Ordem: As metas do projeto nesse lugar, que é o primeiro centro de ecoturismo dentro da região da Île de France, são o melhor gerenciamento do fluxo de tráfico na área, e também o aumento do conhecimento do público em relação sua grande fragilidade. Organizado em torno da recepção e do espaço de exibição, o projeto inclui um grande saguão desenhado para acolher grupos e conduzir atividades pedagógicas.
Projeto arquitetônico: O desenvolvimento do projeto foi baseado nas análises que o escritório realizou sobre a “atmosfera” do edifício e sua conexão com a paisagem.
A edificação é pensada como uma sala de estar em meio à floresta. Suas formas amplas e suaves, que discretamente vagam ao longo das árvores preservadas, são inspiradas nas pedras corroídas presentes no local.
Como um verdadeiro diálogo entre arquitetura e natureza, o projeto define novos limites. De um lado estão as áreas públicas e de outro está a frágil floresta com acesso limitado.
A abordagem ambiental global que guia o projeto assegura o controle de seu impacto. As escolhas de orientação e proteção contra os ventos fortes otimizam as soluções bioclimáticas e os recursos energéticos ecológicos utilizados. O uso de madeira e sua aplicação oferecem a oportunidade para soluções sustentáveis de construção. As fundações superficiais garantem a reversibilidade da construção.
Este projeto confortável e funcional promove um alto grau de flexibilidade dependendo da época e da demanda de atendimento.
- Cliente: Seine et Marne tourisme
- Custo: 1,000,000 euros
- Área total: 5400m² convertidos, 250m² construídos